Desembargadora Agamenilde Dias é empossada presidente do TRE-PB

A desembargadora Agamenilde Dias foi eleita presidente do TRE-PB no último dia 11 de março.

Desembargadora Agamenilde Dias, nova presidente do TRE-PB. Foto: Reprodução/TRE-PB

A desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas foi empossada presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) nesta quinta-feira (21). A solenidade aconteceu na sede do TRE-PB, localizada no bairro de Tambiá, em João Pessoa. 

Agamenilde Dias foi eleita presidente do TRE-PB no último dia 11 de março. O desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho foi empossado no cargo de vice-presidente e corregedor do TRE-PB. 

Estiveram presentes na mesa de cerimônia o governador da Paraíba, João Azevedo; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Cézar Galdino de Araújo; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), João Benedito da Silva; e o 1º vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo. Familiares, amigos e amigas da empossada também participaram da posse.

Ao final da solenidade, a nova presidente da Justiça Eleitoral da Paraíba disse em discurso que tem ao seu lado agentes importantes da sociedade paraibana para a manutenção da democracia nas eleições municipais de 2024.

“A dinâmica de um processo eleitoral não nos permite precisar, de certo, os inúmeros desafios que se apresentarão nesta Corte, durante todo o processo, mormente diante de uma eleição municipal, cujas paixões mais vívidas e intensas demandarão cuidado e zelo maiores desta instituição (…) Ao meu lado, tenho essa grande parceria firmada, com todos os que fazem a Justiça Eleitoral paraibana, partidos políticos, gestores públicos, imprensa, e o mais importante, os paraibanos e as paraibanas, com o compromisso de contribuir para o fortalecimento da democracia e da promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse Agamenilde Dias.

A magistrada é a terceira mulher a presidir a Corte Eleitoral da Paraíba. A desembargadora vai ocupar a cadeira que estava sendo ocupada pela desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. 

Perfil

Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas é natural do município de Bonito de Santa Fé e ingressou na magistratura estadual em abril de 1992. 

Ela exerceu a jurisdição nas unidades judiciárias de Taperoá, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e Bayeux. Também foi juíza substituta na Comarca de João Pessoa e juíza titular da 5ª Vara de Família da Capital.

Em dezembro de 2022, Agamenilde Dias foi escolhida desembargadora pelo Tribunal de Justiça e, em março de 2023, foi escolhida pela Corte do TJPB como membro efetivo do TRE-PB na categoria Desembargadora, assumindo o cargo de Vice-presidente e Corregedora.