Ana Cláudia promete reativar integração em CG nos primeiros 60 dias de mandato

Candidata do Podemos foi a quarta sabatinada pela CBN em Campina Grande

Ana Cláudia promete reativar integração em CG nos primeiros 60 dias de mandato

A candidata à prefeitura de Campina Grande pelo Podemos, Ana Cláudia Vital do Rêgo, foi entrevistada pela CBN na manhã desta quinta-feira (22). Na sabatina, a advogada falou sobre propostas em educação, infraestrutura e combate à corrupção. Para a mobilidade urbana, Ana Cláudia reafirmou o compromisso de implantar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em parceria com o Governo do Estado, e reativar o sistema integrado de transporte coletivo nos primeiros 60 dias de sua gestão.

“Quando se trata de mobilidade urbana temos dois pontos específicos que merecem consideração, tanto a volta do sistema integrado de transporte coletivo, que é uma necessidade da população, como também a implantação do VLT. Hoje o sistema temporal não atende àquilo que a população anseia. Então nosso compromisso é trazer de volta a integração para Campina Grande nos primeiros 60 primeiros dias da nossa gestão”, ressaltou.

Quando à viabilidade do projeto do VLT, prometido desde 2012 pelo então prefeito Veneziano Vital do Rêgo, Ana Cláudia afirmou que ao final do mandado ele havia deixado tudo pronto para que o próximo prefeito tirasse o plano do papel. A candidata também enfatizou que, em 2019, o governador João Azevedo, foi até Brasília para conseguir a autorização da linha férrea.

“Esse anúncio foi feito na gestão do prefeito Veneziano e toda a parte burocrática foi vencida. Bastava que a atuação gestão, que começou em 2013 e terminará em 2020, tivesse dado sequenciamento. Também tivemos o VLT sendo proposta não cumprida pelo prefeito Romero Rodrigues. A viabilidade do projeto existe, ele já está aprovado. O Governo do Estado já tem os recursos necessários. Vamos firmar esta parceria, vamos caminhar com o Governo, porque lamentavelmente a atual gestão diz não a essas parcerias por questões meramente políticas”, pontuou.

Infraestrutura

Questionada por um ouvinte sobre a exigência do esgotamento sanitário antes da implantação do calçamento, a representante da Coligação ‘Novo tempo, novas soluções’ defendeu como determinação legal esse processo e disse não considerar isso um problema ou motivo para “briga” entre Estado e município.

“É uma exigência extremamente pertinente. Imagine, você investe recursos públicos no calçamento, depois é obrigatório a realização da rede de esgoto. Se quebra tudo aquilo que se foi feito, causa transtornos à população. Então hoje a própria Caixa Econômica Federal para liberar recursos tem como exigência que exista a rede de esgotamento sanitário para que depois possamos fazer o calçamento”, lembrou.

Merenda fora da escola

Em seu programa de governo, Ana Cláudia promete realizar a implantação do cartão merenda em Campina Grande. O objetivo é que os alunos da rede municipal possam também ter a merenda fora da escola, com os alimentos sendo escolhidos pela própria família de acordo com a necessidade. Ela ressaltou que como garantia do correto gerenciamento dessa verba poderá ser implantado um Conselho Gestor nas escolas com o objetivo de monitorar e conscientizar os pais.

“Essa é uma experiência exitosa já adotada no Rio de Janeiro, por exemplo. Nós sabemos a importância de nós garantirmos a merenda para que tenhamos uma boa evolução das nossas crianças também no aspecto educacional. Observando esta difícil realidade, principalmente neste momento pós-pandemia, nós apresentamos a proposta da merenda fora da escola, que é exatamente uma verba que será depositada no cartão que ficará de posse do responsável desta criança para viabilizar a merenda no final de semana”, emendou.

Entrevista

A rodada de entrevistas com os candidatos segue nesta sexta-feira (22) com o candidato Inácio Falcão (PCdoB). A ordem dos postulantes na sabatina da CBN foi definida por sorteio, com as equipes de campanha.

Veja a ordem dos candidatos:

Dia 19/10 – segunda – Edmar Oliveira (Patriota)

Dia 20/10 – terça – Olímpio Rocha (PSOL)

Dia 21/10 – quarta – Bruno Cunha Lima (PSD)

Dia 22/10 – quinta – Ana Cláudia Vital (Podemos)

Dia 23/10 – sexta – Inácio Falcão (PC do B)

Dia 26/10 – segunda – Artur Bolinha (PSL)

As entrevistas são ancoradas pela jornalista Waléria Assunção, da Rádio CBN e TV Paraíba, e conta com a participação do jornalista João Paulo Medeiros, da Rádio CBN e do Jornal da Paraíba. O conteúdo será transmitido pela rádio e exibido em vídeo no Youtube, acessível por meio do Jornal da Paraíba . O áudio será disponibilizado, ainda, no site da CBN Paraíba.

É uma oportunidade para que os ouvintes conheçam melhor as propostas dos candidatos que disputam as eleições deste ano na cidade. Os ouvintes podem participar mandando perguntas para a produção, através do WhatsApp (83 – 98119-9700).