Paraíba reduz o número de mulheres eleitas para prefeituras nas Eleições 2020

Apenas 37 conseguiram a vitória no pleito municipal do último domingo.

Paraíba reduz o número de mulheres eleitas para prefeituras nas Eleições 2020
As quatro mulheres com maior número de votos foram reeleitas (Foto: Montagem/Divulgação)

As eleições municipais na Paraíba terminaram neste domingo (15) com redução no número de mulheres eleitas para as prefeituras. No total, 37 prefeitas vão assumir o Executivo a partir do próximo ano. Sendo que m 2016, foram 39 eleitas. Nas eleições deste ano, 106 mulheres concorreram ao cargo de prefeita em uma dos 223 municípios paraibanos.

As quatro mulheres mais votadas são prefeitas que disputavam a reeleição. Dentre elas, a prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), foi eleita que com 21.103 votos e enfrentou na disputa outros seis candidatos, sendo cinco homens e uma única mulher, a ex-deputada Nadja Palitot.

A segunda mais votada foi a prefeita de Mamanguape, Eunice (Cidadania), também reeleita para mais um mandato  a partir de janeiro, ao conquistar 14.991 votos. Ainda conforme os resultados, a terceira candidata mais bem votada foi Anna Lorena (PL), reeleita prefeita da cidade de Monteiro com 11.533 votos no total, contra a única concorrente que também era mulher, Micheila Henrique (PSDB). Em Itapororoca, a prefeita Elissandra Brito (DEM), conquistou a reeleição com 8.106 votos, também contra outra mulher: Josilda Lopes (Cidadania).

Além de Monteiro e Itaporoca, a disputa foi decidida entre duas mulheres em Alagoinha, saindo vitoriosa Maria de Zé Roberto (PSDB), contra Alcione Beltrão (Cidadania); e em São José do Brejo do Cruz, onde concorreram Ana Maria (PL) e Kalinne (DEM). A primeira acabou faturando a disputa com 80,90% (1.478 votos).

Na outra ponta, a candidata com o menor número de votos foi Marineide (PL), reeleita prefeita de Carrapateira para os próximos quatro anos. Ela recebeu o total de 1.184 votos e venceu a eleição para Analice Galdino (PV) e Elder Pedroza (PP).