Ibope em João Pessoa: Cícero aparece com 44% dos votos; Nilvan tem 36%

Levantamento divulgado pela TV Cabo Branco é o primeiro do instituto no 2º turno.

Foto: Montagem
Foto: Montagem

Primeira pesquisa Ibope do segundo turno em João Pessoa, divulgada nesta terça-feira (24), aponta vantagem de Cícero Lucena (Progressistas). De acordo com o levantamento, encomendado pela TV Cabo Branco, Cìcero tem 44% das intenções de voto; contra 36%  de Nilvan Ferreira (MDB).

Como a margem de erro do levantamento é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos, de acordo com o Ibope, estão tecnicamente empatados, no limite da margem de erro. 

Segundo os números da pesquisa, 16% dos eleitores disseram votar branco ou nulo; outros 3%  dos eleitores disseram que não sabem ou não responderam. Os índices são do levantamento estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos.

 Votos Totais (%)
Cicero Lucena (Progressistas) 44
Nilvan Ferreira (MDB) 36
Branco|Nulo 16
Não Sabe|Não Respondeu 3

Quando são analisados apenas os votos válidos, que excluem os brancos e nulos, Cícero Lucena aparece com 55%; e Nilvan Ferreira tem 45%

A contagem de votos válidos é o mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos válidos mais um voto.

 Votos Válidos  (%)
Cicero Lucena (Progressistas)  55
Nilvan Ferreira  (MDB) 45

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Cícero Lucena tem 41% e Nilvan Ferreira, 32%. Branco ou nulo somam 18% e não sabem ou preferem não opinar são 8%.

Dados da Pequisa

A consulta aconteceu entre os dias  22 e 24 de novembro  e foram entrevistados 602 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi encomendada pela Televisão Cabo Branco LTDA. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o protocolo Nº PB  09276/2020.