Retotalização de votos em Santa Rita não altera resultado das eleições para vereador

Em Conde, dois candidatos permaneceram com candidaturas indeferidas e terão votos anulados.

Retotalização de votos em Santa Rita não altera resultado das eleições para vereador
Retotalização de votos em Santa Rita não altera resultado das eleições para vereador. (Foto: Larissa Pereira/TV Cabo Branco)

A retotalização de votos para o cargo de vereador em Santa Rita, na Grande João Pessoa, não alterou o resultado das Eleições 2020. Nesta quinta-feira (3), a juíza da 2ª Zona Eleitoral, Israela Cláudia da Silva Pontes, fez a totalização dos votos de dois candidatos, que estavam com as candidaturas sub júdice, mas que durante o processo eleitoral acabaram conquistando a liberação da Justiça.

Um dos casos é referente a Paulo Geonavi Ferreira Carneiro, que na urna utilizou o nome Paulo CDs e teve 136 votos pelo partido PSL. Ele teve o registro de candidatura indeferido, pois de acordo com o processo, não apresentou o comprovante de escolaridade. Paulo, que se intitulou como alguém que ‘lê e escreve’, recorreu e anexou uma declaração de próprio punho. Depois disso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) deu prosseguimento ao processo e deferiu o registro de candidatura.

Dentro da mesma ação, Maria da Conceição Silva também teve sua candidatura barrada pelo TRE-PB. Segundo o processo, Conceição não teria apresentado duas – das quatro – certidões criminais exigidas pela Justiça Eleitoral. Também candidata pelo PSL ao cargo de vereadora, ela obteve apenas um voto.

Votos anulados em Conde

Na cidade de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, também houve retotalização de votos. Os candidatos Emerson Lucas da Silva Batista (Lucas Pitxula) e Kaline dos Santos Monteiro (Professora Kaline), ambos do PT, foram votados, mas tiveram seus registros indeferidos e por isso, os votos serão anulados nesta sexta-feira (4), de acordo com a chefe do Cartório da 3ª Zona Eleitoral de Conde, Márcia Jaguaribe. Nas eleições deste ano, os candidatos receberam 13 e um voto, respectivamente.