icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governistas terão 70%

Eleição para os membros das comissões e a criação de mais seis foram aprovadas mediante um acordo entre a situação e oposição.

Publicado em 28/02/2013 às 6:00


Vereadores da bancada de sustentação do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) vão comandar nove comissões técnicas permanentes, o que representa 70% do total de 13. A eleição para os membros das comissões e a criação de mais seis foram aprovadas ontem, mediante um acordo entre a situação e oposição, após a especificação das competências de cada uma. A votação tinha sido adiada duas vezes.

Segundo a líder do bloco governista, Ivonete Ludgério (PSB), a bancada tem 17 vereadores no total de 23, logo, foi respeitada a proporcionalidade, principalmente no que se refere à indicação dos presidentes. Outro critério foi priorizar a participação dos vereadores novatos, até porque muitos “veteranos”, inclusive da oposição, não quiseram participar das comissões, a exemplo de Pimentel Filho, Olímpio Oliveira e Metuselá Agra, todos do PMDB.

Os governistas que vão presidir as comissões são Bruno Cunha Lima (Constituição e Justiça); Marinaldo Cardoso (Finanças e Orçamento); Joia Germano (Obras e Habitação); Lula Cabral (Meio Ambiente e Recursos Hídricos); Vaninho Aragão (Direitos da Mulher, Idoso, Criança e Adolescente); Sargento Regis (Transporte e Mobilidade Urbana); Alexandre do Sindicato (Segurança Pública e Defesa Social); Hércules Lafitte (Desenvolvimento, Indústria e Comércio); e Saulo Noronha (Ciência e Tecnologia).

Já os oposicionistas comandarão as seguintes comissões: Ivam Batista (Educação, Esporte e Turismo); Rodrigo Ramos (Saúde e Bem Estar Social) e Galego do Leite (Agricultura e Pecuária). Já Napoleão Maracajá, que afirma ser independente, vai presidir a Comissão de Direitos Humanos, Consumidor e Servidor).

ADIAMENTO PODE PREJUDICAR REAJUSTE

O adiamento por duas sessões para escolha dos membros das comissões pode prejudicar a efetivação do reajuste salarial dos professores. O projeto de lei que aumenta em 10% os vencimentos do magistério foi entregue no último dia 20 pelo prefeito Romero Rodrigues, durante a abertura da Câmara.

O reajuste é retroativo a 1º de janeiro deste ano e a previsão de pagamento é para hoje, junto com a folha de fevereiro. Para evitar qualquer problema, o vereador Napoleão Maracajá (PCdoB), que é presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Agreste da Borborema (Sintab), vai apresentar hoje um requerimento pedindo urgência na votação do projeto, inclusive solicitando que os pareceres das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e do Servidor sejam dados verbalmente. “Acredito que todos os vereadores vão comparecer à sessão e votar urgentemente este projeto de reajuste enviado pelo Executivo”, afirmou.

O secretário da Mesa, Pimentel Filho (PMDB), disse que o pagamento com aumento só pode ser efetuado após a aprovação do projeto e sanção pelo prefeito. “Mas não vejo problemas que o projeto seja aprovado em regime de urgência nesta quinta-feira”, comentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp