icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Josué Sylvestre faz apelo contra corrupção

Câmara Municipal de CG homenageia o jornalista e escritor Josué Sylvestre, que recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Municipal. 

Publicado em 08/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:52

O jornalista e historiador Josué Sylvestre foi homenageado ontem pela Câmara Municipal de Campina Grande e surpreendeu ao usar a tribuna da casa para fazer um apelo à classe política paraibana, cobrando união dos gestores públicos e parlamentares no combate à corrupção. Com mais de 60 anos de experiência em campanhas eleitorais no Estado, o escritor defendeu a liberdade de imprensa e citou a onda de manifestações de junho para destacar o desejo de mudança do eleitor.

Atuando como coordenador ou consultor político em campanhas eleitorais desde 1951, Josué afirmou que ainda fica indignado com o crescimento da corrupção. “A cada dia que passa eu fico mais preocupado com a corrupção que está devorando este país. Não roubar e colocar na cadeia quem rouba é o primeiro mandamento da moral política”, aconselhou.

Na tribuna, o jornalista mostrou manchetes de jornais de várias partes do país que denunciam escândalos de desvio do dinheiro público e defendeu o papel da imprensa na defesa da democracia. “Há uma tentativa permanente dos governos de impedir que a imprensa desse país se pronuncie toda vez que encontra um deslize. Isso é censura”, alertou Sylvestre.

Sylvestre recebeu ontem a Medalha de Honra ao Mérito Municipal, homenagem proposta pelo vereador Bruno Cunha Lima (PSDB). “Josué é um pensador político com visão de futuro, um vencedor na arte da política, mas acima de tudo um homem de ideais”, destacou o parlamentar. Esta foi a segunda homenagem oficial prestada pelo Legislativo campinense ao escritor, que em 1988 recebeu o Título de Cidadão Campinense.

Josué se emocionou ao lembrar o ex-vice-governador Raymundo Asfora e destacou o exemplo de homens públicos com os quais conviveu durante sua militância na política, entre eles o ex-governador Ronaldo Cunha Lima, os ex-senadores Ivandro Cunha Lima e Humberto Lucena, o ex-prefeito de Campina Grande Newton Rique, e ex-presidente da Constituinte, Ulysses Guimarães.

O escritor relatou sua chegada a Campina Grande ainda criança e declarou sua paixão à cidade.

Ivandro destacou a atuação de Sylvestre na preservação da memória política campinense, com 15 livros escritos sobre o tema. “Josué foi sempre um grande amante de Campina e participou efetivamente da história dessa cidade”, disse. O prefeito Romero Rodrigues foi representado pelo secretário de Assistência Social João Dantas. Também estiveram presentes o ex-prefeito Félix Araújo Filho, os ex-vereadores Mário Araújo e Maria Barbosa, e lideranças evangélicas.

NOVO LIVRO

Será lançado hoje, a partir das 19h na sede da Federação das Indústrias (Fiep-PB), o mais recente livro de Josué Sylvestre. A obra “Meio século de vida pública sem mandato ou com? Fatos e personagens da história de Campina Grande e da Paraíba (1950-2000)”, é uma publicação da editora da UEPB (Universidade Federal da Paraíba) e traz relatos de momentos decisivos de disputas políticas que contaram com a participação de Sylvestre.

MOTOTAXISTAS COBRAM REGULAMENTAÇÃO

Antes da sessão solene de homenagem ao escritor Josué Sylvestre, um grupo de mototaxistas fez uma manifestação no plenário da Câmara Municipal para cobrar celeridade na aprovação do projeto de lei 376/2013, de autoria do Poder Executivo, que concede aos profissionais da categoria a titularidade da concessão pública de exploração do serviço. O projeto foi encaminhado na última sexta e ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O presidente da Casa, vereador Nelson Gomes Filho, se reuniu com os manifestantes e garantiu que a Mesa Diretora vai incluir a matéria na pauta de votação da próxima quinta-feira, dia 14.

“Sou a favor do projeto e tenho certeza que será aprovado por unanimidade por todos os vereadores, pois concede um direito importante. Mas é preciso ter calma. Vamos incluir a matéria na pauta da próxima semana”, garantiu.

Os mototaxistas concordaram em esperar a votação. Segundo Almivan Geraldo, representante da categoria, os profissionais temem que o projeto não seja votado antes do recesso parlamentar, que começa em 19 de dezembro. “Estamos lutando por um direito que já existe para os taxistas e não podemos deixar que a votação fique para o ano que vem”, afirmou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp