icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

JP e CG terão biometria se atingirem meta

Para viabilizar eleição com identificação biométrica TRE-PB precisa recadastrar 80% da meta estabelecida em João Pessoa e Campina.

Publicado em 04/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 22/05/2023 às 12:41

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) precisa garantir, até o dia 21 de março, o recadastramento biométrico de 80% da meta estabelecida em João Pessoa e Campina Grande para viabilizar a eleição com identificação biométrica nestes municípios. A Paraíba mantém o segundo desempenho mais fraco entre os Estados do Nordeste no cumprimento da meta, com um total de 49,59% de cadastros atualizados.

O cumprimento de 80% da meta até o dia 21 de março está previsto na Resolução 23.335/2011 do TSE e se aplica a municípios com eleitorado superior a 100 mil eleitores.

“Verificando-se o não comparecimento de quantitativo que ultrapasse 20% do total de convocados para o procedimento, poderá o corregedor regional, presentes circunstâncias peculiares que impeçam o adequado atendimento das demandas de regularização das inscrições que vierem a ser canceladas, indicar ao respectivo tribunal a não homologação dos trabalhos”, diz a Resolução.

De acordo com o diretor geral do TRE, Valter Félix, desde que atingido 80% da meta, o tribunal deverá manter o recadastramento depois do dia 21 de março. “Os retardatários poderão fazer o recadastramento até o dia 7 de maio, que é a data-limite para o eleitor requerer inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou alterações no título eleitoral”, explicou Valter. Segundo o diretor-geral, João Pessoa e Campina Grande são os municípios com situação mais complicada. “Nos outros municípios não há problema para atingir a meta. Alguns deles, inclusive, já atingiram os 80%”, disse.

Em João Pessoa, 48,21% dos eleitores realizaram o recadastramento biométrico até agora. Em Campina Grande, apenas 44,72% tiveram seus cadastros revisados.

Nas eleições passadas, apenas os municípios de Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes utilizaram o sistema biométrico na votação. Em 2014, mais 19 municípios foram incluídos. Além de João Pessoa e Campina, o recadastramento está sendo realizado nos municípios Aguiar, Boa Vista, Caiçara, Capim, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Emas, Igaracy, Itapororoca, Lagoa Seca, Logradouro, Mamanguape, Massaranduba, Mataraca, Nova Olinda, Olho D’água e Serra da Raiz.

Em João Pessoa, Campina Grande e Mamanguape, os eleitores podem agendar o atendimento através do site www.tre-pb.jus.br. Os eleitores também podem realizar o recadastramento através do atendimento espontâneo (ordem de chegada). Em João Pessoa, o posto do TRE fica localizado no Procon Estadual e em Campina Grande no Fórum Eleitoral e no Museu Vivo. Nos demais municípios, o atendimento é feito diretamente nos cartórios eleitorais.

BIOMETRIA SEM AGENDAMENTO NA SEGUNDA-FEIRA

Todos os postos de recadastramento biométrico em João Pessoa estarão atendendo os eleitores, na segunda-feira, dia 6, sem a necessidade de agendamento pela internet. Desta vez, para melhor atender ao eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) fará distribuição de duas mil fichas, que serão entregues no local, por ordem de chegada.

Serão distribuídas 500 fichas para a Cenatel (Fórum Eleitoral); 400 para o NATU (no bairro José Américo); 400 para a sede do TRE; 350 para a Casa da Cidadania do Manaíra Shopping; e 200 para a Subprefeitura de Mangabeira.

Apenas a Casa da Cidadania de Mangabeira atenderá exclusivamente aqueles que já estão agendados, uma vez que todas as vagas disponíveis para o dia foram preenchidas com a abertura de vagas para agendamento pela internet no último dia 30.

“Nosso objetivo é ter um melhor controle de acordo com a capacidade de atendimento de cada local, considerando que os agendamentos também serão atendidos”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação, Leonardo Lívio Angelo Paulino.

Além destes, no Procon Estadual, onde o atendimento espontâneo já é realizado, serão disponibilizadas mais 150 fichas extras para os eleitores que comparecerem.

O presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti, disse que o acréscimo foi possível devido ao reforço da equipe. “A procura permanece crescente e temos que nos desdobrar para acompanhar a rotina do eleitor e alcançar a meta até o final do prazo, em 21 de março”, disse.

O atendimento espontâneo, por ordem de chegada, acontece das 8h às 17h. Em Campina Grande, os locais são o Fórum Eleitoral, no bairro da Liberdade, e o Museu Vivo, no Açude Novo. Para quem preferir agendar a vaga pela internet, ainda há mais de mil vagas disponíveis para a segunda-feira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp