icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Justiça cassa prefeita de Areia de Baraúnas

Cassação foi em decorrência de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime).

Publicado em 12/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 17:52

A prefeita de Areia de Baraúnas, Vanderlita Guedes Pereira (PSDB), teve o mandato cassado por decisão da juíza eleitoral em substituição da 65ª Zona Eleitoral de Patos, Isabelle de Freitas Batista Araújo. Ela também cassou o mandato do vice-prefeito Djean Farias de Andrade (DEM) e determinou a realização de novas eleições no município, “devendo ser oficiado ao Tribunal Regional Eleitoral para designar a data do novo pleito”.

Na sentença, ela determina que o presidente da Câmara Municipal de Areia de Baraúnas assuma o cargo de prefeito, enquanto a Justiça Eleitoral providencia o novo pleito. A cassação foi em decorrência de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), proposta pela coligação “Unidos para Vencer e Areia de Baraúnas Voltar a Crescer”. As acusações contra a prefeita são de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.

Foram duas acusações julgadas procedentes pela Justiça Eleitoral. A primeira trata do abuso de poder econômico, em função do custeio para tratamento médico, através de programa social não previsto em lei. “Configura conduta vedada o pagamento de valores para fins de custeio de tratamentos médicos e ortodônticos, através de programa social, sem a existência de lei específica e de execução orçamentária em ano anterior, ou seja, fora das exceções legais prescritas na legislação eleitoral”.

Já a segunda acusação versa sobre o aumento de despesa com pessoal. “Restando demonstrado nos autos que a administração pública promoveu aumento de despesa com pessoal, através de reajuste dos vencimentos dos professores e da majoração dos valores pagos aos ocupantes de cargos comissionados da Secretaria municipal de Administração, caracterizadas estão as condutas vedadas previstas no artigo 73, incisos V e VIII, da lei nº 9.504/97”, diz a juíza na sentença.

Nas eleições de 2012, Vanderlita Guedes foi eleita com mais de 50% dos votos, o que motivou a convocação de novas eleições por parte da Justiça Eleitoral. “Considerando a anulação de mais de 50% dos votos no pleito majoritário de 2012, com fulcro nos artigos 222 e 224 do Código Eleitoral, determino que seja convocada nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Areia de Baraúnas”, assinala a sentença. A reportagem não conseguiu localizar a prefeita para falar da cassação. Também foi mantido contato com o seu esposo, o deputado estadual Antônio Mineral, mas os seus telefones estavam fora de área.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp