icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Obras no Porto de Cabedelo terão licitação em junho

Deputado anunciou na manhã desta segunda-feira (16) a divulgação do edital de licitação para as obras do porto de Cabedelo para os próximos dias.

Publicado em 16/02/2009 às 11:17

Da Ascom do deputado

O deputado Leonardo Gadelha (PSB) anunciou na manhã desta segunda-feira (16) a divulgação do edital de licitação para as obras do porto de Cabedelo para os próximos dias. A expectativa da Secretaria de Portos é que as propostas sejam analisadas em junho.

"O prazo para a conclusão é de 12 meses e as obras devem começar já em junho. Isso significa que em junho de 2010 veremos realizado nosso sonho de fazer voltar à ativa nosso terminal portuário", revelou Leonardo. O deputado explicou que o canal do porto passará por ações de desassoreamento e derrocamento. "O leito do rio será dragado, aumentando a profundidade, e também serão retiradas rochas, ampliando consideravelmente o calado do porto".

Com a reestruturação, Cabedelo terá condições de receber navios de médio a grande porte. "Ficaremos com 11m de calado na cota 0,0 e com 12,3 na maré alta. É um número que representa um aumento expressivo sobre os menos de 9m com que o porto vem tentando operar".

A obra deixará o porto em condições de disputar com outros portos da região. "Acredito que nosso porto será uma alternativa atraente. Temos uma ótima localização, teremos, em breve, uma profundidade razoável, e poderemos oferecer tarifas lucrativas. Claro que não vamos competir com Suape, mas essa não é a intenção nem a vocação de Cabedelo", salienta Leonardo.

O parlamentar adiantou que se reunirá com a comunidade portuária nos próximos dias. A ideia é discutir com os envolvidos a notícia e "avaliar a necessidade de ações complementares. Vamos definir o que precisa ser feito a partir de agora e continuar diligentes na defesa do porto".

A luta pela adequação do porto começou em 2007 e desde então criou-se um comitê em sua defesa que conta com a participação dos mais diversos setores envolvidos com o terminal. A verba de 105 milhões para a obra de dragagem foi garantida em uma reunião do senador José Maranhão e do deputado Marcondes Gadelha com o ministro de Portos, Pedro Brito.

"Acredito que o nosso envolvimento na luta da comunidade portuária rendeu bons frutos. O anuncio da licitação mostra que estamos no caminho certo. A Paraíba precisa contar com um porto forte e é isso que estamos garantindo", finalizou Leonardo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp