Estado registra em sistema do MS quase 5 mil doses de vacina contra Covid-19 a mais do que as enviadas para Campina

Erro teria abrangido mais 41 municípios, segundo secretário estadual de saúde.

Estado registra em sistema do MS quase 5 mil doses de vacina contra Covid-19 a mais do que as enviadas para Campina
Vacina contra a Covid-19 / Foto: SES

Depois de muita inquietação sobre a quantidade de vacinas contra a Covid-19 recebidas em Campina Grande, a prefeitura percebeu nesta terça-feira (13), um equívoco relativo ao número de doses do imunizante enviadas para a cidade. O erro teria acontecido em um cadastro feito pela gerência estadual de saúde.
Após uma vistoria, o município percebeu que as notas que comprovam o envio da vacina batem com a quantidade recebida. No entanto, um quantitativo maior foi registrado junto ao Ministério da Saúde.
“No sistema do Ministério da Saúde, consta que recebemos 86.757 doses, inclusive nas notas fiscais e notas técnicas do Governo do Estado, enquanto o número real é de 82.048 doses. Se o Estado defende que enviou todas as doses que recebeu, então essas 4.709 vacinas que deveriam ir para Campina Grande tomaram outro destino, e nós queremos saber”, disse o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, trata-se de um erro da gerência estadual de saúde, causado pela duplicação de guias. Outros 41 municípios teriam sido afetados.
Ainda segundo ele, todas as doses destinadas pelo MS para Campina Grande foram repassadas. Por isso, não há necessidade de compensação.
Os dados foram apresentados ao Ministério Público da Paraíba, durante uma reunião realizada nesta terça. O órgão informou que está acompanhando e apurando mais informações sobre o caso.