João Paulo Medeiros

Paraíba mantém apenas duas cidades em laranja, mas 142 têm taxa de transmissão superior a 1,0

Em nota técnica, Saúde alerta para crescimento da taxa de transmissão e circulação da Delta

Foto: Arquivo Jornal da Paraíba

O último mapeamento por bandeiras, divulgado no último sábado e que passa a valer nesta segunda-feira (06), mostra que a Paraíba mantém apenas duas cidades em bandeira laranja: Cacimba de Areia e Santa Inês. As demais, 221, estão sob a bandeira amarela, com restrições menores com relação à pandemia.

O cenário de cores é o mesmo da classificação anterior.

Mas há um componente que tem preocupado as autoridades de saúde.

Na nota técnica, divulgada junto com a classificação, a Saúde estadual alerta para o crescimento da taxa de transmissibilidade do coronavírus nos municípios paraibanos.

De acordo com o documento, 142 cidades (64%) já estão com taxas (Rt) superiores a 1,0. Na quinzena anterior eram 113 municípios (51%). Há um mês esse mesmo índice só era visto em 76 cidades (34%).

Veja também  Ministra vota pela suspensão de pensões a viúvas de ex-governadores, ex-deputados e ex-juízes da PB

Foto: reprodução

“A tendência de crescimento do número de municípios paraibanos com Rt acima de 1,0 mostra-se sustentada e, por óbvio, preocupa, em especial ao se considerar o fato de que o Brasil e a região Nordeste já assistirem à circulação comunitária da nova variante de atenção (Delta) do novo coronavírus”, alerta a nota técnica.

Em resumo: a manutenção das cores, nas bandeiras, continua dependendo do esforço individual e do respeito às regras de isolamento e prevenção ao vírus. Ninguém pode descuidar…