“Assumi na turbulência e entrego em um porto seguro”, diz em carta ex-secretário de Saúde

Filipe Reul foi exonerado hoje da Saúde de Campina Grande

Foto: reprodução
"Assumi na turbulência e entrego em um porto seguro", diz em carta ex-secretário de Saúde
Foto: reprodução

O ex-secretário de Saúde de Campina Grande, Filipe Reul, publicou agora há pouco uma carta de despedida da ‘pasta’. Ele foi exonerado pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) e substituído pelo secretário-executivo, Gilney Porto, numa edição extra do Semanário Oficial do Município.

“Assumi na turbulência e entrego em um porto seguro”, diz o ex-secretário.

Curiosamente, o sobrenome do novo chefe da Saúde municipal é, também, ‘Porto’.

Confira a carta na íntegra

Assumi na turbulência e entrego em um porto seguro – Filipe Reul

O dia inevitável chegou! A partir desta sexta-feira, 24 de setembro, não ocupo mais o cargo de secretário municipal de saúde de Campina Grande.

Foram quase dois anos de trabalho, mas que valeram por quatro ou mais. Depois desse período de uma intensa agenda de trabalho, desafios, emoções, dificuldades e conquistas (muitas conquistas) chegamos ao ponto de agora.

Não foi fácil gerir a saúde pública de Campina Grande, uma cidade-mãe para o interior da Paraíba, durante a maior crise sanitária dos últimos séculos. Assumi quando mal sabíamos o que enfrentaríamos.

Era dia e noite de sufoco, literalmente! Abrimos leitos, estruturamos a rede hospitalar, criamos barreiras sanitárias, abrimos centros de testagem, contratamos profissionais, compramos insumos quando eram escassos, respondemos à opinião pública, à imprensa, aos órgãos reguladores.

Quando todos tinham medo, precisamos ter coragem.

Com a colaboração de muitos e apesar das vidas perdidas, conseguimos dar a resposta que a cidade merecia para atravessar a fase mais difícil da nossa saúde pública.

Sorrimos com as vitórias, nos entristecemos com as perdas, mas vibramos e muito com a consolidação desse sistema do qual eu faço parte há 8 anos. O Sistema Único de Saúde ganhou novamente visibilidade, todos puderam presenciar o quanto a saúde pública é grande, é forte, apesar dos desafios diários. E isso me comove!

Me comove ver o cidadão sendo atendido com dignidade, poder voltar para casa após um complexo tratamento financiado por essa grande estrutura pública social. Foi pensando em cada pessoa que precisava que eu me dediquei com todas as minhas forças.

Doei os meus dias, a minha energia, a minha vida para preservar a de muitos. E isso é o mais gratificante de tudo! Gerir a saúde municipal num contexto de pandemia exigiu esforço e muitas renúncias pessoais. Faria tudo novamente!

Logo após as ondas intermináveis da pandemia, iniciamos o processo de vacinação, uma alegria sem tamanho, a expectativa de dias melhores, a esperança na ponta da agulha.

Foi um processo trabalhoso, é verdade, cheio de novos desafios e com um resultado recompensador. As horas de trabalho, planejamento, de debates, de organização e logística ficavam pequenas diante da minha felicidade ao ver uma pessoa ser imunizada e sair radiante de um ponto de vacinação por estar protegida.

Saio no momento em que já vacinamos quase 100% da população adulta e que iniciamos a imunização de adolescentes sem comorbidades. Assumi na turbulência e entrego em um porto seguro.

Agora é hora de trilhar novos caminhos e de me dedicar à minha família.

Agradeço ao prefeito Bruno e ao ex-prefeito Romero pela confiança no meu trabalho e no de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, notadamente os profissionais de saúde, trabalhadores de apoio e todos que colaboraram em toda essa caminhada.

Deixo o cargo de gestor da saúde municipal com uma compreensão mais ampla do quanto precisamos lutar todos os dias por um SUS ainda mais forte, humano e acessível para todos.

Obrigado, Campina!