Entidades enxergam avanço em propostas do Governo, mas marcam nova reunião na Paraíba

Governo tenta evitar prolongamento da crise. Opositores querem inflamar categorias

Entidades enxergam avanço em propostas do Governo, mas marcam nova reunião na Paraíba
Foto: divulgação/Secom-PB

A reunião de ontem entre Governo e as entidades que representam os militares, na Paraíba, terminou com o anúncio de um reajuste de 10% e a incorporação, em 36 meses, de 80% da Bolsa Desempenho paga aos ativos – há 11 anos – para os inativos.

Além das propostas, o encontro terminou com a sinalização de continuidade do diálogo entre as categorias e o Governo. Uma nova reunião foi marcada para amanhã, com o governador João Azevêdo (Cidadania).

No geral, as entidades avaliaram que houve ‘avanço’ nas negociações. Eles pleiteavam uma incorporação de 100%, mas saíram do encontro com a proposta de um índice superior ao ofertado em 2019 – quando o Governo ofereceu 50% de incorporação.

Azevêdo também anunciou ontem que pretende ampliar a incorporação de desempenho para a Polícia Civil.

O Governo tenta evitar o prolongamento da crise com os militares, iniciada com a aprovação da Lei de Proteção Social dos Militares na Assembleia. Uma crise, aliás, que foi minimizada demais pela gestão – mesmo diante do risco de uso político do movimento.

Ao mesmo tempo em que Governo e entidades tentam chegar a um consenso, alguns atores políticos com trânsito entre os militares tentam tirar proveito da crise. Convocam para mobilizações, estimulam a continuidade do impasse.

Querem, claro, dividendos eleitorais em um ano em que os paraibanos irão às urnas.

O Governo, tardiamente, pisou no acelerador para conter a crise. As entidades que representam os militares – e querem evitar a politização das reivindicações – sinalizam que pretendem continuar dialogando.