Governo propõe incorporação de 80% da bolsa desempenho e 10% de reajuste para militares da Paraíba

Policiais militares realizaram protestos pelas ruas de João Pessoa nesta terça-feira (4) para cobrar melhorias.

Foto: divulgação/Secom-PB
Governo propõe incorporação de 80% da bolsa desempenho e 10% de reajuste para militares da Paraíba
Foto: divulgação/Secom-PB

O governador João Azevêdo (Cidadania) pretende imediatamente incorporar 80% da Bolsa Desempenho dos policiais e bombeiros militares da Paraíba nos período de 36 meses, sendo 20% implementados de imediato neste início de ano. A proposta foi colocada a mesa na manhã desta terça-feira (4), em reunião na Granja Santana, em João Pessoa, com as participação de auxiliares do governo e de representantes da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Além da Bolsa Desempenho, João Azevêdo também anunciou outras propostas, como a concessão de 10% de reajuste salarial com efeito imediato para todos os militares da Paraíba, beneficiando os servidores ativos e inativos.

O governo também pretende ampliar o valor da hora extra aos militares que, segundo a categoria, atualmente é de apenas R$ 6. “Será colocado para soldados, cabos e sargentos 100% de aumento nos dias especiais, como carnaval, fim de ano”, disse.

Outra promessa é a de encaminhar à Assembleia Legislativa o detalhamento das promoções “para que não gere mais dúvidas” em relação à Lei de Proteção aos Militares. “Outro ponto de conquista é de que, o soldado, para ser promovido para cabo e de cabo para 3º sargento ele leva 10 anos. Estamos trabalhando e vamos apresentar a proposta, esse foi o nosso compromisso, de reduzir esse tempo para que haja uma promoção muito mais rápida”, afirmou o governador.

A proposta será encaminhada pelos representantes das associações às categorias. A expectativa do governo é que na próxima quinta-feira (6) seja realizada uma nova rodada de negociações para acertar os detalhes.

Reunião

Participaram da reunião, coronel Sobreira (representante da Caixa Beneficente); coronel Francisco Assis (representante do Clube dos Oficiais e do Corpo de Bombeiros); coronel Maquir Alves (representante da Associação dos Inativos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros); cabo Eliane Santos (representante da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militar); sargento Wellington Soares (representante do subtenente e sargentos da Polícia Militar); major Luiz Antônio (representante da Associação dos oficiais).

Também estiveram presentes os secretários Jean Francisco Nunes (Segurança e da Defesa Social); Marialvo Laureano (Fazenda); Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão); Jacqueline Gusmão (Administração); Sérgio Fonseca (Administração Penitenciária); Letácio Guedes (Controladoria Geral do Estado); coronel Euller Chaves (comandante da Polícia Militar); coronel Marcelo Araújo (comandante do Corpo de Bombeiros Militar); André Rabelo (delegado geral da Polícia Civil); e Fábio Andrade (procurador geral do estado), além do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino.

Protestos

A reunião de hoje aconteceu em meio a protestos nas ruas da capital, liderado pelo deputado Cabo Gilberto (PSL), líder da oposição ao governo na Assembleia Legislativa. Os manifestantes se reuniram na Praça da Independência e de lá saíram em passeata até a Praça dos Três Poderes, onde está situado o Palácio da Redenção. O ato aconteceu no mesmo momento em que ocorria a reunião na Granja.

“O governo aprovou o projeto da Assembleia totalmente inconstitucional, desrespeitando as prerrogativas dos militares, tirando direitos de muito tempo. Então é importante que o governo resolva essa situação”, questionou o Cabo Gilberto.

Os protestos começaram na segunda quinzena de dezembro por causa da aprovação de Lei de Proteção Social, mas ganharam força no último dia 28 com adesão de quem está descontente com salários e tratamento do governo com a categoria

Policiais e bombeiros protestam na PB
Foto: Alyson Nunes/TV Cabo Branco