Sem PCCR: João propõe incorporar 80% de Bolsa Desempenho para Polícia Civil da Paraíba

Governador esteve reunido com representantes da categoria e se comprometeu também a conceder reajuste linear de 10%.

Foto: divulgação/secom-PB
Sem PCCR: João propõe incorporar 80% de Bolsa Desempenho para Polícia Civil da Paraíba
Foto: divulgação/Secom-PB

Assim como propôs aos policiais e bombeiros militares, o governador João Azevêdo (Cidadania) se comprometeu a incorporar 80% da Bolsa Desempenho ao salário dos policiais civis da Paraíba. A medida deve ser adotada de formada escalonada, em 36 meses, com 20% a cada ano, sendo a primeira etapa já concedida este ano.

A proposta foi apresentada em uma reunião realizada com representantes da categoria na tarde desta terça-feira (4) na Granja Santana, em João Pessoa. No encontro, o governador também se comprometeu a conceder reajuste linear de 10% para todos os policiais ativos e inativos.

João Azevedo admitiu que outras demandas foram cobradas pelos representantes da Polícia Civil, como risco de vida, hora extra e, principalmente, o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR). Este último, segundo as entidades da categoria, foi promessa de campanha do governador ainda não cumprida. Os policiais também pedem um reajuste maior, já que estão em último lugar no ranking do país como a pior remunerada.

“Vamos fazer o levantamento e voltar a sentar com os representantes da categoria para que a gente possa dizer o que efetivamente pode ser atendido”, comentou o governador.

A presidente do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil, Suana Melo, confirmou ao Conversa Política que o governo se comprometeu a analisar as propostas e eles aguardam retorno às demais demandas.

Participam da reunião dos civis Steferson Nogueira, presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba; Beethoven Silva, da Aspol; Germana Honório, da Atenepol; Clébio Gomes, da Asppeb; Humberto Pontes, do Sindiperitos; Suana Melo, do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil; e Antônio Erivaldo, do Sindspol.

Militares

Pela manhã, o governador e sua equipe de auxiliares recebeu representantes dos militares para negociação de demandas da categoria. Além da Bolsa Desempenho e do reajuste linear de 10%, João Azevêdo também anunciou outras propostas, como a ampliação do valor da hora extra aos militares. Outra promessa é a de encaminhar à Assembleia Legislativa o detalhamento das promoções “para que não gere mais dúvidas” em relação à Lei de Proteção aos Militares.

A reunião de hoje aconteceu em meio a protestos nas ruas da capital, liderado pelo deputado Cabo Gilberto (PSL), líder da oposição ao governo na Assembleia Legislativa. Os manifestantes se reuniram na Praça da Independência e de lá saíram em passeata até a Praça dos Três Poderes, onde está situado o Palácio da Redenção. O ato aconteceu no mesmo momento em que ocorria a reunião na Granja.