CGU vai expor ‘Raio X’ de indicações políticas de paraibanos no Governo Bolsonaro

Proposta foi apresentada pelo ministro Paulo Guedes

Foto: Kleide Teixeira/Acervo JP
CGU vai expor 'Raio X' de indicações políticas de paraibanos no Governo Bolsonaro
Foto: Kleide Teixeira/Acervo JP

Ainda não há uma data definida para a implementação da medida. Mas uma nota da Controladoria Geral da União (CGU), divulgada na semana passada, deixa claro que o órgão está operacionalizando a divulgação dos nomes de pessoas que indicaram cargos para o Governo Federal em todo o país.

O objetivo é dar mais transparência às indicações, famosas por servirem para formalizar apoios e acomodações políticas no Congresso Nacional em todos os Governos.

Quando começar a publicar os nomes, não é difícil concluir que a CGU encontrará muitas digitais de parlamentares e agentes políticos paraibanos na lista.

A medida vai mostrar um ‘Raio X’ dos paraibanos dentro do Governo. Deverá revelar, por exemplo, que alguns que tentam agora manter distância do Planalto já colocaram o dedo no quadro de pessoal do Governo. E mostrará, também, quem são os mais ou menos agraciados com as diretorias e gerências de ministérios e autarquias estatais.

A proposta foi apresentada pelo ministro Paulo Guedes e prontamente acolhida, segundo a nota da CGU.

“É importante ressaltar que os órgãos integrantes do CICC não possuem informações nem base de dados sobre quem foram os responsáveis pela indicação de cargos em cada órgão do Poder Executivo Federal. Todo o trabalho de levantamento e de definição das regras que guiarão a publicidade das informações está sendo planejado”, explica a nota.

A iniciativa, se for colocada em prática mesmo, é boa.