TRE cassa mandatos do prefeito e da vice de Santana de Mangueira

A Corte Eleitoral deu provimento aos recursos para cassar os diplomas de Nerival Inácio de Queiroz e de Alciene Berto da Silva

TRE-PB. Foto: Francisco França
TRE cassa mandatos do prefeito e da vice de Santana de Mangueira
TRE-PB. Foto: Francisco França

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou ontem recursos contra expedição de diploma e cassou os mandatos do prefeito, Nerival Inácio de Queiroz, e do vice, Alciene Berto da Silva, da cidade de Santana de Mangueira, no Sertão do Estado.

Os recursos foram relatados pelo juiz Arthur Monteiro Lins Fialho. A cassação dos diplomas tinha parecer favorável do Ministério Público Eleitoral. “Ante a incidência da inelegibilidade insculpida no art. 1º, I, ‘e’, item 1, da LC n. 64/1990, com a consequente realização de novas eleições no respectivo município, nos termos do art. 224, § 3º, do Código Eleitoral”, relata a decisão.

O relator concluiu seu voto afirmando que quanto aos efeitos da decisão, “deve-se observar o disposto no art. 216 do Código Eleitoral: ‘Enquanto o Tribunal Superior não decidir o recurso interposto contra a expedição do diploma, poderá o diplomado exercer o mandato em toda a sua plenitude’”.