Lula repete o que fez Bolsonaro: virá na Paraíba ‘inaugurar’ um empreendimento privado

Presidente Lula estará em Santa Luzia no próximo dia 22 deste mês

Início das obras na Usina Seridó. Foto: divulgação/EDF Renewables

A primeira visita do presidente Lula (PT) na Paraíba, após assumir o terceiro mandato no Palácio do Planalto, será no dia 22 deste mês. Ele participará da inauguração de um complexo de energia eólica e solar, na região de Santa Luzia, no Sertão.

O empreendimento é privado. Fruto de um investimento de R$ 3 bilhões.

O projeto começou a ser gestado ainda no Governo da ex-presidente Dilma (PT). Ultrapassou os demais Governos e, finalmente, foi concluído agora.

Verdade é que recebeu inúmeros incentivos do Governo Federal. Daí a presença do presidente na inauguração oficial do complexo. É papel do Estado fomentar o desenvolvimento atraindo empresas. Mas é preciso ressaltar que a visita não entregará uma obra feita com recursos públicos.

Lula fará exatamente o que fez o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2020. Na época ele visitou a Paraíba para acompanhar a inauguração de uma usina fotovoltaica na região de Coremas, também no Sertão. Lá, também, um empreendimento privado com incentivos federais.

O complexo inaugurado agora, em Santa Luzia, é bem mais robusto.

Nos dois casos, porém, é fundamental manter a percepção de que nem Bolsonaro, nem Lula, são os ‘pais da criança’. Contribuíram de alguma forma com a ‘gestação’, mas os parques foram construídos por investidores privados.