MPE emite parecer pela cassação de vereadores de Campina Grande

Processo apura suspeitas de fraudes no cumprimento da cota de gênero do DEM nas eleições de 2020, atual União Brasil.

Câmara Municipal de Campina Grande. Foto: divulgação/cmcg

O Ministério Público Eleitoral, por meio da procuradora Acácia Suassuna, emitiu um parecer pela cassação de dois vereadores de Campina Grande por fraude na cota de gênero. Uma investigação apura o uso de laranjas para cumprir os 30% obrigatoriamente destinados às mulheres nas chapas proporcionais.

Segundo o parecer, devem ser anulados todos os votos do antigo DEM, atual União Brasil, que elegeu Waldeny Santana e Cledson Rodrigues, conhecido como Dinho Papaléguas. A investigação aponta que houve irregularidades na candidatura de Marta Ambrósio do Nascimento, Virgínia Soares de Oliveira e Maria de Fátima Dias de Lima.

No processo, são detalhados áudios onde uma das apontadas como candidatura fictícia diz que foi colocada para ‘completar’ a chapa. O MPE ainda diz que elas não fizeram campanha e duas, que mantiveram as candidaturas, sequer foram votadas, além de nas redes sociais pedir voto para outros candidatos.

Além da anulação dos votos, a procuradora pede que seja declarada a inelegibilidade pelo período de oito anos das três mulheres e do vereador Waldeny Santana, que presidiu a convenção do partido que homologou as candidaturas.

MPE emite parecer pela cassação de vereadores de Campina Grande
Vereador Waldeny Santana Foto: Blog Pleno Poder

O parlamentar divulgou um vídeo dizendo que respeita a opinião do MPE, mas que garante que o partido cumpriu a cota de gênero e vai fazer a defesa no Tribunal Regional Eleitoral.

Em junho do ano passado o juiz Alexandre Trineto, da 16ª Zona Eleitoral, já tinha determinado a anulação dos votos.