home icon Home > política > pleno poder
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo
PLENO PODER

Paraíba tem mais de 65 mil famílias na lista de espera do Auxílio Brasil, aponta CNM

Estado é o 12º no ranking da CNM. Veja os números

Publicado em 14/07/2022 às 10:52 • Atualizada em 14/07/2022 às 12:09

A Paraíba tem mais de 619 mil famílias vinculadas ao Auxílio Brasil, benefício que substituiu o Bolsa Família. Os dados são de maio deste ano. Apesar de significativo, o quantitativo não é suficiente para atender o volume de famílias paraibanas em situação de pobreza e que clamam pelo benefício.

>> Prazo para atualização do Cadastro Único é prorrogado

Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que 65.442 famílias continuam na lista de espera, aguardando para receber o benefício.

No ranking dos Estados brasileiros o Estado é o 12º em número de famílias aguardando para ter acesso ao programa. São mais de 111 mil pessoas, conforme a CNM.

Outros Estados

São Paulo tem a maior fila de famílias à espera do Auxílio Brasil entre os estados brasileiros. No mês de abril, havia 429.484 famílias no estado, num total de 935.539 pessoas, que atendiam aos requisitos para receber o benefício, mas ainda não tinha obtido acesso a ele.

O estado, o mais populoso do país, responde por cerca de 15% do total de famílias na fila pelo benefício no Brasil: 'zerada' no início deste ano, segundo o Ministério da Cidadania, essa fila tinha, em abril, 2.788.362 famílias: mais de 5 milhões de pessoas que atendiam aos requisitos, mas não tinham acesso ao auxílio.

Quem pode receber?

Para receber o benefício, as famílias precisam atender às condições do programa e estar inscritas no Cadastro Único. Não é preciso se inscrever para o benefício: o governo avalia dentro do CadÚnico os elegíveis. A demanda reprimida, assim, leva em conta o número de inscritos no cadastro que se enquadram para o recebimento.

Imagem

João Paulo Medeiros

Tags