Retrato do caos: Paraíba tem 436 obras com recursos federais ‘travadas’

Estado amarga a sétima colocação no ranking do país

Triplicação da BR-230 em Cabedelo / Foto: reprodução

Um levantamento feito pelo Blog Conversa Política, com base em dados do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre obras paralisadas e inacabadas, é um retrato do caos administrativo acumulado nos últimos anos em projetos financiados com recursos federais. Somente na Paraíba, 436 obras estão paradas ou sem conclusão.

O Estado amarga a sétima colocação no ranking do país. O quarto na região Nordeste com mais obras nessa situação. Atrás apenas do Maranhão, da Bahia e Ceará.

O quadro escancara a negligência e a falta de eficiência do poder público em dar continuidade aos projetos, independente da bandeira partidária predominante no Planalto. Em todo o país são mais de 8,6 mil obras ‘travadas’. Alguns projetos iniciados ainda nas gestões Lula I e II.

A área com mais obras inacabadas na Paraíba é a de Educação: são 162. Em seguida, tem 139 obras, sem definição específica de área. Na sequência, 49 de Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e ainda, 24 de Turismo, 17 de Esporte, 15 de Saneamento, 13 na área da Saúde, 11 na Agricultura e 6 em Infraestrutura e Transporte.

São intervenções em rodovias federais, construção de postos de saúde, escolas, ações de esgotamento sanitário e de infraestrutura turística. Serviços que poderiam ter interferido na melhoria da qualidade de vida de milhões de paraibanos.

Em um país em que os cronogramas de engenharia em obras públicas são fictícios, o rastro deixado pela falta de continuidade e pela incompetência na execução dos serviços é desolador.