O enigma do Senado: quem foram os três paraibanos reeleitos desde 1945

As últimas eleições para o Senado na Paraíba foram marcadas por derrotas acachapantes de lideranças políticas que, até então, eram consideradas ‘imbatíveis’. Foi assim com os ex-senadores Cássio Cunha Lima – que perdeu a cadeira em 2018 – e Ney Suassuna, não reeleito em 2006.

Mas a lista de derrotas é muito maior do que se imagina e ultrapassa os limites da redemocratização vivida nos anos 80. 

As razões para os fracassos são muitas, mas entre as principais estão o distanciamento do eleitorado em um mandato de 8 anos; baixa produtividade, em alguns casos; e a agenda do Parlamento, que afasta os senadores do cotidiano público dos Estados.

Apesar de histórico, o tema é atualíssimo.

É que, para 2026, dois dos atuais senadores paraibanos, Veneziano Vital (MDB) e Daniella Ribeiro (PSD), são potenciais candidatos à reeleição.

Os senadores Daniella Ribeiro (Progressistas) e Veneziano Vital (MDB) têm, pelo menos, mais quatro anos de mandato em Brasília
Senadores paraibanos Veneziano Vital (MDB) e Daniella Ribeiro (Progressistas)

Resgate histórico

Uma pesquisa feita pelo Blog junto ao banco de dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) mostra que, de 1945 até hoje, o Estado teve 27 senadores eleitos. Destes, apenas três conseguiram a façanha da reeleição.

Os reeleitos foram Rui Carneiro, Argemiro de Figueiredo e Humberto Lucena.

No caso de Rui ele foi eleito para o Senado em 1950. E depois conseguiu a reeleição em 1958, 1966 e 1974. Já Argemiro de Figueiredo foi eleito em 1954 e depois reeleito em 1962.

Os dois, registre-se, em momentos históricos bem diferentes do que temos hoje. Não havia o nível de informação e conscientização do eleitorado em torno do debate político; e parte dos mandatos de Rui aconteceu sob o Regime Militar, instaurado no país em 1964.

No caso de Humberto Lucena ele foi eleito pela primeira vez para o Senado em 1978. Em 1986, após o fim do período militar, voltou a conquistar uma das vagas. E já em 1994 foi mais uma vez reeleito. No Senado permaneceu até o seu falecimento, em 1998.

2026

A perspectiva em 2026 é de que dois dos atuais senadores paraibanos possam tentar derrubar mais uma vez o tabu da reeleição para a ‘Casa’.

No caso de Veneziano, o emedebista já decidiu que irá para a disputa. Daniella ainda não definiu se buscará manter a vaga ou se abdicará da cadeira para apoiar o seu filho, Lucas Ribeiro (Progressistas), caso ele venha a assumir o Governo.

Fato é que o caminho para reeleição seguirá sendo um enigma. Acertar o passo entre a ocupação de espaços importantes em Brasília e a participação nos debates locais, nos temas de interesse do Estado, pode ser uma saída para desvendá-lo.