icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PSL afirma que saída de Tião Gomes dá fim ao 'caciquismo' no partido

O deputado foi substituído pelo vereador Lucas de Brito. 

Publicado em 25/09/2017 às 10:15

O Partido Social Liberal (PSL) sob o comando do Livres – movimento de jovens que tentam reconstruir o partido com ideias liberais – emitiu nota nesta segunda-feira (25) para destacar que a saída do deputado Tião Gomes da presidência estadual do partido põe fim ao “ velho caciquismo”. Líder da legenda há 12 anos, o parlamentar foi substituído pelo vereador Lucas de Brito.

Na nota à imprensa, o PSL afirma que o partido já é Livres em 11 estados. Além da Paraíba, outro diretório estadual que foi recentemente renovado sob o comando do Livres é o de Alagoas, que passou a ser comandada pelo médico Henrique Arruda, fundador do Instituto Liberal do estado.

A decisão de ser 'convidado a sair' da presidência do PSL não foi bem digerida pelo deputado Tião Gomes. Após desafiar os “meninos buchudos” a retirarem o comando do partido dele e sair derrotado, acusou o vereador Lucas de Brito de traição, já que o parlamentar, em segundo mandato na Câmara Municipal de João Pessoa, chegou ao partido a convite seu.

Tião Gomes também chegou a acusar o vice-prefeito da capital, Manoel Junior (PMDB), e o deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), de articularem a sua saída com a nacional, com o propósito de migrar o PSL para a base de apoio à eleição de Luciano Cartaxo (PSD), prefeito de João Pessoa, ao governo do estado em 2018. o deputado é da base aliada do governador Ricardo Coutinho (PSB) na Assembleia Legislativa.

Confira a íntegra da nota:
PSL já é Livres em 11 estados
Alagoas e Paraíba são os novos diretórios renovados
Já são 11 os diretórios estaduais do Partido Social Liberal (PSL) sob o comando do Livres – movimento de jovens que aceitou o desafio de renovar a legenda com novas práticas políticas e o alinhamento de ideias liberais.
Em Alagoas, acaba de assumir a presidência o médico Henrique Arruda, fundador do Instituto Liberal do estado. Já na Paraíba, o velho caciquismo deu lugar ao vereador de João Pessoa, Lucas de Brito, autor de projetos inovadores como a legislação que permitiu a iniciativa popular de leis no município por meio do aplicativo "Mudamos" e a criação da Comissão Especial para Revisão das Leis em Desuso na cidade, incluindo as que burocratizam a vida do cidadão.
Ambos terão agora o desafio de renovar os diretórios municipais, a exemplo do que vem sendo feito em todo o país. Somente quando essa transformação interna estiver amadurecida o PSL vai mudar seu nome para Livres.
– É um trabalho bem complexo, considerando o tamanho do Brasil e a opção mais democrática que fizemos por um relacionamento com membros históricos pautado no diálogo pelo amadurecimento institucional, em vez de simplesmente expulsá-los. Não é, portanto, uma mudança de cima para baixo, de fachada, como muitos fazem. É a partir das bases locais. Por isso, é mais demorada. Só para ter ideia, o PSL está em 191 municípios paraibanos e em 24 em Alagoas – ressalta o diretor nacional de comunicação do PSL-Livres, Mano Ferreira.
Por renovação, o partido busca pessoas que sejam "liberais por inteiro", tanto na economia quanto nos costumes, e que prezem meritocracia e transparência nas decisões internas. Para isso, está finalizando um App no qual o filiado vai poder comprovar ativismo, formação e credibilidade para poder crescer na legenda, participar da escolha de candidatos e indicar a alocação de recursos de campanha.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp