icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Ricardo lança Orçamento Democrático e diz que programa é um marco na PB

Ferramenta de democracia participativa foi lançada na manhã desta terça-feira no Palácio da Redenção. Primeira audiência do Orçamento Democrático acontece na próxima sexta-feira (29) em Sousa.

Publicado em 26/04/2011 às 12:16

Da redação

O governador Ricardo Coutinho (PSB) lançou na manhã desta terça-feira (26), em solenidade no Palácio da Redenção, o Orçamento Democrático estadual. Na ocasião ele destacou que o novo programa de governo “é um marco para Paraíba”, pois vai permitir que o povo participe diretamente das decisões da gestão estadual . A primeira audiência do OD acontece no próximo sábado na cidade de Sousa.

O Orçamento Democrático é um instrumento por meio do qual os cidadãos são convidados a participar das decisões do governo estadual, no que se refere à aplicação do dinheiro público em obras e serviços. Pela primeira vez, esse modelo de democracia participativa está sendo implantado na Paraíba, em âmbito estadual. Ele está sob a coordenação da Subsecretaria do Orçamento Democrático, que por sua vez está vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

“Eu acho que é um dos grandes desafios da nossa gestão, talvez o maior, porque no Orçamento Democrático agente não trata apenas de construir obras, tratamos de mentalidades. É o empoderamento da população, estamos dando poder ao povo para que independente de eleições, o povo possa decidir os caminhos”, disse Ricardo.

O governador disse que a implantação do OD é um marco, pois as experiências são mais concentradas nos municípios. “As experiências que existem de democratização do orçamento são mais municipais, em Estados elas são raras, praticamente nós não temos”, disse.

Para facilitar o funcionamento do OD, o Estado foi dividido em 14 regiões geoadministrativas que terão como sede uma cidade-pólo. Na prática, ele funcionará da seguinte forma: a população dos municípios, reunida, em cada cidade-pólo, com o governador Ricardo Coutinho e com secretários de Estado , participará da definição uma carteira de projetos prioritários, a serem desenvolvidos pela administração estadual.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp