icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Sérgio da SAC apresenta vídeos mas se contradiz em coletiva

Vereador Sérgio da SAC (PRP) apresentou o vídeo que consta na Aije contra ele, mas se contradisse quanto à entrega de troféus durante a campanha.

Publicado em 17/02/2009 às 12:50

Maurício Melo

Acompanhado de seu advogado Cecílio Ramalho, o vereador Sérgio da SAC (PRP) concedeu uma coletiva de imprensa logo após a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de João Pessoa nesta terça-feira (17). Ele tentou esclarecer os fatos que culminaram na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) do Ministério Público Eleitoral por denúncia de compra de votos e se disse injustiçado. "Sou o vereador com maior número de denúncias contra mim".

A idéia era apresentar os vídeos que foram entregues anonimamente no Ministério Público e deram início às investigações que ainda estão em andamento. As imagens, supostamente feitas a partir de um aparelho de telefone celular, mostram uma partida de futebol e a posterior entrega de troféus e medalhas. Inclusive uma para o então candidato a vereador. No vídeo apresentado pela defesa, não há mesmo entrega de camisetas ou bolas feita pelo vereador. Mas ele participa da solenidade.

Cecílio Ramalho argumentou que o nome de Sérgio da SAC não aparece em nenhum lugar e que, se fosse o caso de processar alguém, este seria o candidato João Almeida da Saúde, que tinha o nome impresso em um dos times que jogava no vídeo. Ele disse ainda que o vídeo é uma cópia do original que consta no processo contra seu cliente. Segundo o advogado, Sérgio estava presente no evento e foi homenageado recebendo uma medalha e entregando um troféu.

Sérgio disse que sua "área de atuação é o esporte amador de João Pessoa" e que por isso teria sido homenageado. "Já entreguei padrão, troféus e tudo mais, mas antes de ser candidato", revelou completando que o evento em questão foi pago pela Associação Atlética do Valentina e com ajuda de cotas pagas pelos próprios atletas.

Mas a argumentação do advogado acabou sendo contestada pelo próprio vereador que disse não ter entregue troféu naquele evento. O advogado o interrompeu dizendo que não há crime eleitoral em participar de eventos como homenageados. No fim, não ficou claro se o vereador entregou ou não troféus e medalhas naquela noite nem se isso é crime eleitoral ou não.

A defesa do vereador ainda reclamou dos procedimentos da justiça. Segundo ele, as informações sobre seu cliente chegam através da imprensa, "nós somos os últimos a saber". E disse que "Sérgio só se apresentará para qualquer audiência depois que sua defesa estiver plenamente informada do andamento do processo". Outra reclamação de Cecílio é que a denúncia e as notícias sobre compra de votos surgiram imediatamente após a eleição, mas a ação na justiça só nasceu em 18 de dezembro.

A coletiva se baseou na apresentação do vídeo como sendo o único indício contra o vereador na Aije em questão. No entanto, a defesa ignorou o fato de que com o início das investigações, a Polícia Federal passou a ouvir testemunhas e, inclusive, pediu prorrogação do prazo para ouvir mais pessoas. Há, nos autos, testemunhas que comprovam a doação de material desportivo pelo vereador no evento e há quem negue.

Preocupado

Ao ler a notícia sobre a coletiva na Câmara Municipal de João Pessoa e de ter visto seu nome envolvido na situação, João Almeida da Saúde ligou para a Redação e fez questão que fosse informado nesta notícia que ele não era candidato na época em que estas imagens teriam sido feitas.

Atualizada às 16h21 de 18 de fevereiro de 2009

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp