icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Suspensão do Acelera Paraíba repercute na Câmara de João Pessoa

Suspensão do repasse de incentivos ao piloto Valdeno Brito pelo governador José Maranhão repercutiu na Câmara Municipal de João Pessoa na manhã desta quinta.

Publicado em 07/05/2009 às 15:00

Da Redação

A suspensão do repasse de verba ao piloto paraibano da Stock car, Valdeno Brito, pelo governador José Maranhão, repercutiu na Câmara Municipal de João Pessoa na manhã desta quinta-feira (7). Enquanto o vereador Fernando Milanez (PMDB) defendia a medida tomada pelo governador, Raoni Mendes (PDT) a criticou severamente, sugerindo que o governador não estava pensando para bem o do turismo e do esporte da Paraíba.

O piloto Valdeno Brito, através do programa 'Acelera, Paraíba', recebe o valor de R$ 1 milhão por ano vindo de empresas que têm o valor doado deduzido dos impostos que devem ao Estado. Valdeno conseguiu esse beneficio ainda no governo de Cássio Cunha Lima, no final de janeiro deste ano.

Após a decisão de Maranhão, de cortar o benefício, o assunto passou a ser bastante comentado entre os parlamentares do Estado. Na sessão da Câmara desta quinta-feira, Fernando Milanez (PMDB) e Raoni Mendes (PDT) entraram em divergência.

Para Milanez, a isenção de R$ 1 milhão corresponde uma séria perda aos cofres públicos do Estado, em que Hospitais e Escolas carecem um amparo maior. No entanto, o vereador disse que o Estado não pode deixar de apoiar Valdeno, mas que a forma como isso é feita é que deve ser revista. Ele ainda sugeriu que a iniciativa privada deve ajudar o piloto e que outras formas de compensação a estas empresas devem ser analisadas, ao invés de isenção fiscal.

Da bancada oposicionista, Raoni Mendes foi mais duro em seus comentários. Ele disse que enquanto muitos Estados do Nordeste investem em publicidade para incentivar o turismo, crescendo a um ritmo muito maior, a Paraíba está caminhando para trás. Para ele, Valdeno estampa no carro as cores da Paraíba e representa uma boa imagem para o Estado.

O vereador do PDT ainda disse que o apoio ao piloto foi aceito por maioria na Assembleia e que todo o processo foi legítimo. "Existe um critério na escolha dos participantes do programa. Valdeno se aventurou sozinho nessa jornada automobilística e conseguiu captar os recursos, não é justa a suspensão do programa", afirmou Raoni.

Ambos os vereadores entraram com requerimento para que a situação de Valdeno seja analisada pela Câmara em uma sessão especial. Milanez quer que os vereadores analisem a ajuda dada ao piloto e que sejam criados programas para que os esportes automotores do estado recebam o devido destaque desde a base, como a construção de um kartrodomo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp