icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Técnicos do TRE-PB demonstram segurança das urnas eletrônicas

A exposição foi feita por técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal.

Publicado em 29/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/03/2024 às 12:10

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) assistiram ontem a uma demonstração técnica da segurança das urnas nas eleições de 2014. A exposição foi feita por técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal. O presidente da Corte, desembargador Saulo Benevides, acompanhou atentamente as explicações e disse estar convencido da segurança das urnas. “Eu já era convencido e agora muito mais depois das explicações técnicas que nos foram dadas”, afirmou.

Segundo ele, a exposição teve por objetivo mostrar aos membros da Corte todo o funcionamento das urnas eletrônicas, desde sua preparação até a totalização dos votos. Na ocasião, os técnicos mostraram como funciona a urna eletrônica por dentro, como acontece a votação paralela e o que é o sistema de criptografia. A secretária de Tecnologia da Informação do TRE, Patrícia Lemos, disse que o voto eletrônico, além de seguro, é rigorosamente fiscalizado pela própria Justiça Eleitoral, pelos partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Ministério Público.

“Em todas as etapas, desde a produção, o desenvolvimento dos sistemas, até o momento da totalização dos votos, podem ser feitos procedimentos de fiscalização e auditoria de cada etapa do processo eletrônico de votação”, afirmou. Segundo ela, os problemas técnicos com as urnas têm diminuído a cada eleição. “Os problemas vêm reduzindo de eleição a eleição.

Tanto que nós não tivemos votação manual em 2010 e 2012. Existe todo um trabalho não só da Justiça Eleitoral da Paraíba, mas principalmente do Tribunal Superior Eleitoral, que é quem desenvolve os sistemas para as urnas”.

O TRE faz hoje, às 9h30, a apresentação do Plano Integrado de Segurança para as eleições de outubro. Também hoje será realizada a audiência de verificação das fotografias e dos dados que constarão da urna eletrônica. A audiência ocorrerá entre 10h e 18h na sede do tribunal. Foram convidados para o evento partidos políticos, coligações e candidatos às eleições 2014.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp