icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Vereadores de Conde vão retomar sessões na Câmara mesmo com pandemia da Covid-19

Reabertura do legislativo ocorre em meio a movimentação para endurecimento de medidas de isolamento.

Publicado em 09/05/2020 às 15:10 | Atualizado em 09/05/2020 às 16:37


                                        
                                            Vereadores de Conde vão retomar sessões na Câmara mesmo com pandemia da Covid-19
Foto: divulgação/assessoria

				
					Vereadores de Conde vão retomar sessões na Câmara mesmo com pandemia da Covid-19
Foto: divulgação/assessoria. Foto: divulgação/assessoria

Em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Paraíba, os vereadores da Câmara Municipal de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, iriam retornar a realização de sessões ordinárias presenciais na Casa a partir da próxima segunda-feira (11). Isto é o que determina um ato assinado pela Mesa Diretora da Casa na última quinta-feira (7). O presidente da Casa, Calos André de Oliveira, mais conhecido por Manga Rosa, entanto, antecipou que deve rever da decisão devido à repercussão negativa.

A decisão da reabertura dos trabalhos legislativos acontece ao mesmo tempo em que o município registra 19 casos confirmados de Covid-19 - conforme o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesta sexta-feira (8) - e os gestores do Litoral paraibano avaliam endurecer ainda mais as ações de isolamento social para evitar o aumento do número de casos durante a pandemia.

Conforme o ato da Mesa Diretora, as sessões ocorrerão quinzenalmente, a partir do dia 11 de maio, e serão restritas aos parlamentares, servidores, imprensa ou pessoas autorizadas pela presidência da Câmara. Apenas de vereadores são onze na Casa. Ainda segundo o ato, o plenário e a galeria da Câmara Municipal serão adaptados para que vereadores e servidores fiquem em uma distância de segurança, sendo disponibilizado álcool em gel 70% e máscaras.

Mesmo na pandemia, amparados em um outro ato da Mesa, os vereadores mantiveram o atendimento presencial ao público, restrito às segundas, quartas e sextas, das 7h às 10h. Às terça e quintas, eles adotaram o regime de teletrabalho.

Recuo

Manga Rosa disse que a Casa já havia passado por reforma, com o reposicionamento das cadeiras dos parlamentares em distância de 3 metros, assim como orienta os órgãos de saúde, para realização da primeira sessão presencial nesta segunda-feira. "Mas, como surgiram queixas, resolvemos editar um novo ato para que as sessões sejam realizadas na sede da Câmara, mas por videoconferência", afirmou.

Segundo o presidente da Câmara, os trabalhos estão acumulados pelas suspensão das sessões. "Tentamos realizá-las de forma virtual, mas a conexão da internet aqui no Conde é muito ruim. Então vamos estabelecer que os vereadores possam participar das sessões, por videoconferência, mas de seus gabinetes, para não comprometer os trabalhos e evitar problemas", ponderou. A sessão deve ser realizada na próxima terça-feira (12).

Enfrentamento

O município vive em estado de alerta diante do aumento de casos de coronavírus dentre a população. Além de repartições públicas, escolas e o comércio fechado, medidas duras como barreiras sanitárias e fechamento dos acessos ao Conde foram tomadas como medida de enfrentamento à pandemia.

Em diálogo com o governo da Paraíba e prefeitos das cidades de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, que fecham o 'cinturão' da Região Metropolitana da capital, a prefeitura de Conde também tem estudado a possibilidade de institucionalizar o Lockdown, uma medida ainda mais dura para evitar a circulação de pessoas enquanto perdurar o risco de colapso no serviço público de saúde.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp