Espetáculo que celebra a vida e obra de Zé Ramalho é encenado em João Pessoa

Musical celebra a vida e a obra do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho.

Espetáculo celebrando a vida e obra de Zé Ramalho é encenado em João Pessoa. Foto: Priscila Prade.

O espetáculo musical “O Admirável Sertão de Zé Ramalho” será encenado neste sábado (13) e domingo (14), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. O projeto celebra a vida e a obra do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, além de retratar os lugares que fizeram parte de sua trajetória.

O elenco do musical é diverso, o que possibilita a abordagem de vários pontos de vista, contando muitas histórias dentro de uma só. O produtor do espetáculo Eduardo Barata comenta que o projeto é uma homenagem a um grande brasileito que levou sua força artística para o mundo.

“O espetáculo é uma homenagem a um grande brasileiro que levou para o mundo a força artística do Nordeste, com qualidade em sua realização e enorme potência criativa. Com argumento simples, mas poético e reflexivo, assim como a música de Zé Ramalho, o texto apresentará personagens de referência na obra do homenageado – os retirantes, a seca, o vilão, os palhaços, etc”, contou o produtor.

O musical que homenageia Zé Ramalho tem cerca de 70 minutos e é dividida em cinco módulos, sendo eles:

  • “Brejo da Cruz”, que apresenta as origens do artista;
  • “Campina Grande”, sobre a cidade onde começou o interesse de Zé pela música;
  • “João Pessoa”, que retrata momento lisérgico da vida do músico, quando ele começou realmente a compor;
  • “Rio de Janeiro” que apresenta a batalha por um lugar ao sol, passando pela fome até a prostituição; e
  • “Popstar” que representa o sucesso e a consagração do autor de clássicos como ‘Admirável Gado Novo’, ‘Garoto de Aluguel’ e ‘Pedra do Ingá’.
Musical tem certa de 70 minutos e celebra a vida e a obra do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho.
Musical tem certa de 70 minutos e celebra a vida e a obra do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho. Foto: Priscila Prade.

O diretor da peça Marco André explica que foram inseridas cenas recortes da trajetória de Zé Ramalho, desde de sua infância, até ele ser conhecido nacionalmente com o lançamento da obra ‘Admirável Gado Novo’.

“No espetáculo, colocamos em cena recortes da trajetória do Zé, desde a infância, até ele se tornar conhecido nacionalmente com o lançamento de ‘Admirável Gado Novo’. Tanto quem conhece quanto quem não conhece muito o Zé vai poder observar as músicas e ser tocado por essas experiências que ele viveu”, afirmou Marco André.

Ingressos para o musical

Os ingressos para o espetáculo ‘O Admirável Sertão de Zé Ramalho’ estão disponíveis no site Ingresso Digital e custam de R$ 30 a R$ 100.

No sábado (13), a sessão começa às 20h, enquanto no domingo (14), ela inicia às 19h.

Sobre Zé Ramalho

Apelidado de Bob Dylan do Sertão, o poeta, cantor, instrumentista e compositor Zé Ramalho é natural da Paraíba e é conhecido por sua contemporaneidade, produzindo poesia dentro da tradição musical nordestina.

Espetáculo que celebra a vida e obra de Zé Ramalho é encenado em João Pessoa

Suas composições são tão abrangentes quanto o seu legado de influência sobre músicos e poetas. Ele misturou o estilo de Roberto e Erasmo Carlos, com a musicalidade do sertão, tendo como referência Pink Floyd, Beatles, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, entre outros.