João Pessoa tem Encontro de Pessoas Trans e Travestis a partir desta sexta (16)

Bixarte está entre os nomes confirmados para o evento, que segue acontecendo até o sábado (17).

Bixarte / Foto: Divulgação

Começa nesta sexta-feira (16) o 2º Encontro Paraibano de Pessoas Trans e Travestis (2º EPPTrans), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. A programação tem debates, apresentações teatrais e musicais, com show de Bixarte e outros artistas paraibanos.

Conforme a organização do evento, mais de 300 pessoas se inscreveram para participar da programação, que é uma iniciativa da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

Serão sete eixos temáticos com tópicos em saúde, direitos humanos, educação e visibilidade cultural. Keila Simpson, presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Letícia Carolina Nascimento, mulher travesti e autora do livro Transfeminismo, na Coleção Feminismos Plurais, e vários outros nomes estão entre os confirmados no evento.

A mesa de abertura tem como tema “Como Transver o Mundo?”, com o coordenador da Diretoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPNb+ do Ministério dos Direitos Humanos, Kaio Vasconcelos.

No sábado (17), a partir das 20h, haverá show de DJ Ian Valentim e a cantora Bixarte, que vai performar o seu novo álbum “Traviarcado”. A cantora recentemente esteve na parada LGBT de São Paulo e participa da terceira temporada de “Cine Holliúdy”.

É uma grande realização o show com Bixarte, que hoje é destaque no cenário artístico nacional questionando os paradigmas cisheteronormativos e os padrões hegemônicos da produção artística do país”, afirma Lídia Moura, Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba.

O encontro começa às 9h desta sexta-feira (16) no Teatro Paulo Pontes (veja a programação completa abaixo).

2º Encontro Paraibano de Pessoas Trans e Travestis

Sexta-feira – 16/06 

Mesa de abertura: Como Transver o Mundo – 9h

Eixo I – Política-pública, Participação e Controle Social – 10:00h

  • Kaio Vasconcelos, Coordenador da Diretoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPNb+ do Ministério dos Direitos Humanos. 
  • Lídia Moura Cronemberger, Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. 
  • Renato de Pádua, vice-presidente do Coletivo PETRIS. 
  • Andreina Villarim, Presidenta da ASPTRANS. 
  • Coletive Não-Binárie da Paraíba, articula espaços de formação e discussão sobre direitos junto à sociedade e aos órgãos públicos 
  • Conselho Estadual dos Direitos LGBTQIAPNb+ da Paraíba, uma força colaborativa que impulsiona políticas públicas. 

Eixo II – Memória e Velhice – 13h 

  • Keila Simpson, militante e ativista, Presidenta da ANTRA, primeira Travesti Doutora Honoris Causa no país. 
  • Jacqueline Brasil, ativista em defesa dos direitos de Travestis e Transexuais, fundadora e presidenta da ATREVIDA – RN, secretária da ANTRA e integrante do Fórum LGBT+ Potiguar e Articulação AIDS – RN. 
  • Maria Medeiros, doutoranda e mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, pesquisas sobre a memória coletiva de mulheres transexuais e travestis latino-americanas em contextos de exclusão e violência, transfeminismos, dissidências sexuais e de gênero e feminismos decoloniais. 
  • Nilton Abranches, mestre e doutor em Geografia, com pós-doutorado em Geografia e em Direitos Humanos. Professor associado do Instituto de Geografia da UERJ, professor permanente do PPGEO/UERJ e vice coordenador do PPGE/UERJ, líder do Grupo de Pesquisa e Extensão GEOCorpo/UERJ. 
  • Caia Maria Coelho é uma ensaísta e pesquisadora transfeminista. Como vice-diretora da Natrape (Nova Associação de Travestis e Pessoas Trans de Pernambuco), dedica-se à erradicação da transfobia, em suas etapas de memória, prevenção e mitigação. 

Eixo III – Acesso e Permanência em Espaços Educativos – 15h20

  • Gabriella kollontai, Coordenadora Geral do DCE-UFPB, conselheira do CONSUNI, 
  • membra do Centro acadêmico de Serviço Social, Extensionista da Cine Trava e Mãe da Casa das Benvenutty. 
  • Nai Monteiro, mestranda do PPGR em Estudos da Linguagem da UFRPE. Travesti e pesquisadora das áreas: Interfaces entre Linguagem, gênero, sexualidade e educação;Linguística aplicada; Teorias (Trans)viadas e Queer. 
  • Profa Dra Vania Fonseca, Vice-reitora da UEPB e professora na cidade de Guarabira, Campus III da UEPB. 
  • Vaz Neto, Psicólogo, mestre em Educação, doutor em Psicologia e professor da UFPB. 

Show Cultural 

Casa da Baixa Costura apresenta: Burning Ball II: Parahyba em Chamas 

de Gelo!! 

20h Teatro de Arena

Nascida no final da década de 1960, cultura ballroom é um movimento político e de  entretenimento que celebra a diversidade de gênero, sexualidade e raça. É um movimento de extrema importância para comunidade trans e travesti e abre espaço para que seus participantes possam expressar quem são, sem medo de serem julgados. A cena tem crescimento relevante por todo o Brasil e a Paraíba tem se destacado nas performances e nos debates sobre a cultura ballroom. A Casa de Baixa Costura é um desses espaços políticos e de acolhimento que se destacam na cena local.

Sábado – 17/06

 

Eixo IV – Equidade Étnico-Racial – 08h20

  • Letícia Carolina Nascimento, Mulher travesti, negra, gorda e piauiense. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, e professora do curso de Pedagogia na mesma instituição. Autora do livro Transfeminismo, na Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro. 
  • Nepegeci/UFPI; a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido – 
  • Rimas/UFRPE; e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN. 
  • Arlyxa Trindade, graduada em Design de Produtos pela UFPB, performance, multiartista. 
  • Lay Pontes, homem trans-preto, estudante do curso de Tradução na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Faz parte da coordenação geral do Diretório Central des Estudantes – DCE da mesma instituição. Tem como foco de pesquisa a produção de legendas acessíveis, estudos de gênero e étnico-raciais na área da Linguística. 
  • Leandra Cardoso, Feminista negra, bissexual, cientista social – UFPE, especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela UFPB, poeta, antirracista, militante dos  direitos humanos e do empoderamento feminino. É Gerente Executiva de Equidade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba – Semdh.

Eixo V – Saúde Integral e Direitos Reprodutivos – 10h30 

  • Apollo Arantes, Boyceta, 34 anos, bissexual, não-monogâmico, ateu, pai, ativista no Movimento Independente de Homens Trans e Transmasculinidades de PE, integrante do Núcleo de Demandas Transparentais, Sexuais e Reprodutivas do IBRAT. 
  • Nicole Cavalcanti, doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atual Gerente do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais “Marcela Prado”, do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. 
  • Luciana Alcantara, cirurgiã dentista, graduada pela UFPE, pós graduação em odontologia preventiva e reabilitação bucal. Atua como coordenadora do Grupo Corações que se Ajudam, prestando assistência a população em situação de rua e vulnerabilidade social.

Eixo VI – Cultura e Visibilidade – 13h 

  • Julian Santos, homem trans paraibano. Em 2019 lançou seu primeiro EP Audiovisual, “Transrevolução”. Em 2020 trouxe um mix de poesia marginal e música popular no “Show-Manifesto”, levantando temas como Machismo, Sexismo e a LGBTfobia. E em 2022 o “Xote System. Desde então ele vem ocupando espaços importantíssimos, dentro e fora da cena LGBTQIA+, como o TEDx Macedo; 
  • Dorot Ruane, multiartista travesti e paraibana da cidade de João Pessoa, mãe e fundadora da Casa da Baixa Costura desenvolve trabalhos e projetos com música, artes visuais e moda dialogando com tecnologias diaspóricas de transmutação têxtil e sustentabilidade. 
  • Letícia Rodrigues, produtora cultural, dramaturga e atriz há 20 anos, é gestora do teatro Ednaldo do Egypto. Recentemente conquistou o prêmio de melhor atriz em Minas Gerais com seu espetáculo em homenagem a Bibi Ferreira. 
  • Erika Catarina, Gerente Executiva de Articulação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba. 
  • Bia Cagliane, bacharel em Ciências Sociais e Especialista em Representação Teatral, ambas pela Universidade Federal da Paraíba. Professora, bailarina e atriz, foi servidora da Secretaria de Estado da Cultura por 12 anos, integrando, entre outras atribuições, a coordenação da Lei Aldir Blanc e da Lei Canhoto da Paraíba. 

Eixo VII – Cidadania, Acessibilidade e Direitos Humanos – 15h20 

  • Amanda Palha, Travesti, bissexual, mãe de Linda Leone e ativista, é desenvolvedora RPA e educadora popular. Atua no movimento LGBTI+ há uma década e meia, com ênfase no movimento de pessoas trans e travestis, e como pesquisadora independente no campo dos estudos de gênero e família. 
  • Marcelo Falcone, Marcelo Falcone de Melo , Delegado de Polícia civil do Estado da Paraíba desde 2005; Delegado da Dechradi desde 2009; Bacharelado em Direito;Especialista em Direito Constitucional e Financeiro.
  • João Benjamin, Promotor de Justiça, Membro do Núcleo de Gênero, diversidade e 
  • igualdade racial do MPPB; 
  • Sandra Regina, Gerente Executiva de Direitos Humanos – SEMDH, Socióloga, Especialista  em Gestão de Pessoas; 

Show Cultural 

20h – Dj Ian Valentin 

Pesquisador musical e DJ há mais de 15 anos. Conhecido por ser um dos maiores 

responsáveis pela construção do cenário de DJ de música brasileira na Paraíba, sendo umagrande referência de DJ do Nordeste. Atualmente reside em São Paulo e estará vindo com total exclusividade para tocar no 2° EPPTrans; 

21h30 – Bixarte performa “Traviarcado”, seu novo álbum de estúdio 

Conhecida como Bixarte, Bianca Manicongo é atriz, poetisa e rapper paraibana que utiliza 

da sua arte como arma de guerrilha contra preconceitos e discriminações.