10 músicas sobre desigualdade social no Brasil

De Chico Buarque ao grupo As Meninas, veja letras de músicas que fazem um registro histórico sobre a desigualdade social no Brasil.

Periferias do Brasil sofrem consequências da desigualdade social.

A música tem o poder de transmitir mensagens através de suas letras e pode ser um registro histórico para falar sobre os problemas de determinada época, o que pode auxiliar na construção da identidade de um lugar. No Brasil, a desigualdade social é um problema que afeta grande parte da população, como as desigualdades econômicas, raciais, regionais e de gênero.

E dentre os problemas relacionados à desigualdade, alguns se destacam, como a favelização da população, desigualdade alimentar, falta de saneamento básico, ensino de baixa qualidade, desemprego, precariedade estrutural e falta de acesso à cultura, dentre outros. 

O JORNAL DA PARAÍBA reuniu, em uma lista, dez músicas que retratam a desigualdade social no Brasil. Confira abaixo:

O Meu Guri – Chico Buarque

A música “O Meu Guri”, de Chico Buarque, aborda a realidade de crianças e adolescentes de comunidades cariocas que acabam se rendendo ao mundo do crime e como isso afeta as famílias nas periferias das grandes cidades. O cantor explora a desigualdade social no Brasil, refletindo um posicionamento crítico em relação à ausência de políticas sociais para transformar a realidade de crianças e adolescentes de comunidades.

A música foi lançada em 1981, no álbum “Almanaque”, e ainda é atual, retratando as condições de vida de várias regiões do Brasil. A estrofe revela que a letra da música pode ser interpretada como o relato de uma mãe sobre seu filho, do nascimento até a sua morte, e a luta para tentar evitar que ele seguisse pelo caminho do crime.

Letra de O Meu Guri – Chico Buarque

Chega suado e veloz do batente

Traz sempre um presente pra me encabular

Tanta corrente de ouro, seu moço

Que haja pescoço pra enfiar

Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro

Chave, caderneta, terço e patuá

Um lenço e uma penca de documentos

Pra finalmente eu me identificar, olha aí!”

Xibom Bombom – As Meninas

A letra da música retrata a vida de um cidadão da classe média brasileira, que almeja coisas simples da sociedade como acesso digno à educação e maior qualidade nutricional na alimentação cotidiana. Porém, diante da desigualdade social, o baixo salário da maioria dos brasileiros é insuficiente para ter alguma qualidade de vida.

Letra de Xibom Bombom – As Meninas

Mas eu só quero
Educar meus filhos
Tornar um cidadãoCom muita dignidadeEu quero viver bemQuero me alimentarCom a grana que eu ganhoNão dá nem pra melar
E o motivo todo mundo já conheceÉ que o de cima sobe e o de baixo desce”

Pare de chorar, mãe – MC Livinho

A música ‘Pare de Chorar, Mãe’ mostra a realidade de jovens que vivem em comunidades periféricas e que, em muitas das vezes, por falta de perspectiva de um futuro digno, da desigualdade social, acesso à educação e outros fatores, acabam entrando para a vida do crime e das drogas. A letra da música fala das mães desses jovens que sofrem com as tragédias e perda dos filhos para o crime, que são comuns nas grandes cidades.

Letra de Pare de chorar, mãe – MC Livinho

Coisas tão simples como ter um pai
Pra me buscar na escola
Dava sinal, todos iam pra casa
Eu pra pedir esmola

Minha mãe disfarçava, ficava com fome
Só pra eu comer (pra eu comer)
Um prato na mesa e as lágrimas dela
Não pude conter”

Triste, Louca ou Má – Francisco, El Hombre

A música trata de uma crítica social sobre o comportamento em relação à emancipação das mulheres. Além disso, representa alguns dilemas enfrentados pelas mulheres que buscam tomar decisões sobre suas próprias vidas sem serem comandas e/ou julgadas. 

Letra de Triste, Louca ou Má – Francisco, El Hombre

A receita culturalDo marido, da famíliaCuida, cuida da rotina
Só mesmo, rejeitaBem conhecida receitaQuem não sem doresAceita que tudo deve mudar”

O Teatro dos Vampiros – Legião Urbana

Na época do lançamento da música, em 1991, o Brasil estava nos primeiros anos da redemocratização após anos sob a Ditadura Militar e havia um sentimento de esperança instaurado na população com a eleição de Fernando Collor, primeiro presidente eleito pelo povo, assumindo o cargo em 1990.

Contudo, o Governo Collor foi marcado pela alta da inflação, crise econômica e o confisco das poupanças pelo governo. O cenário serviu para a criação da música que retrata a vida de muitos jovens que tentavam sobreviver em meio às dificuldades e à crise financeira.

Letra de O Teatro dos Vampiros – Legião Urbana

Este é o nosso mundoO que é demais nunca é o bastanteE a primeira vez é sempre a última chance
Ninguém vê onde chegamosOs assassinos estão livres, nós não estamosVamos sair, mas não temos mais dinheiroOs meus amigos todos estão procurando emprego”

Brasil – Cazuza

A música de Cazuza denuncia a desigualdade social, as injustiças e o comportamento corrupto da classe política brasileira. A canção foi criada na transição da Ditadura Militar para o regime democrático, quando a população exigia pela implantação do voto direto nas eleições.

Letra de Brasil – Cazuza

Não me ofereceramNem um cigarroFiquei na portaEstacionando os carrosNão me elegeramChefe de nadaO meu cartão de créditoÉ uma navalha”

A Carne – Elza Soares

A canção aborda as temáticas do racismo e da estrutura social brasileira, expressando, de maneira crítica, que o negro é menos importante diante da sociedade.

Letra de A Carne – Elza Soares

A carne mais barata do mercado é a carne negra(Só cego não vê)
Que vai de graça pro presídioE para debaixo do plásticoE vai de graça pro subempregoE pros hospitais psiquiátricos”

2 de Junho – Adriana Calcanhotto

Na canção, Adriana conta um pouco da trajetória do dia que marcou o estado de Pernambuco com a morte do menino Miguel, de cinco anos. O menino estava sob a responsabilidade da patroa de sua mãe e morreu após cair do nono andar de um edifício, enquanto a mãe dele passeava com os cachorros da família da patroa.

Letra de 2 de Junho – Adriana Calcanhotto

Sai pra trabalhar a empregadaMesmo no meio da pandemiaE por isso ela leva pela mãoMiguel, cinco anosNome de anjoMiguel OtávioPrimeiro e únicoTrinta e cinco metros de vooDo nono andarCinquenta e nove segundos antes de sua mãe voltarO destino de ÍcaroO sangue de preto”

Querelas do Brasil – Elis Regina

A música faz uma crítica às contradições culturais e sociais de um Brasil diante da aproximação da reabertura política e faz duras críticas à elite econômica brasileira, que, de acordo com a letra da canção, estaria suprimindo a cultura popular do país com sua cultura americanizada. 

Letra de Querelas do Brasil – Elis Regina

O Brazil não merece o BrasilO Brazil tá matando o Brasil”

Classe Média – Max Gonzaga

A música de Max Gonzaga faz uma crítica ao comportamento das pessoas de classe média, que ignoram os problemas que afetam a classe social mais baixa. Ainda é perceptível a crítica com a relação entre a mídia e a classe média brasileira. 

Letra de Classe Média – Max Gonzaga

Mas eu tô nem aíSe o traficante é quem manda na favelaEu não tô nem aquiSe morre gente ou tem enchente em ItaqueraEu quero é que se exploda a periferia todaMas fico indignado com estado quando sou incomodadoPelo pedinte esfomeado que me estende a mão”