icon search
icon search
home icon Home > qual a boa?
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

QUAL A BOA?

Rock e cinema documental, um subgênero do documentário

Publicado em 31/07/2017 às 7:59 | Atualizado em 22/06/2023 às 13:55

O rock e o cinema documental se encontraram muitas vezes na década de 1970. Juntos, criaram um verdadeiro subgênero do documentário. Aqueles filmes de longa metragem exibidos nos cinemas para grandes plateias permitiam um contato mágico do público com artistas que dificilmente seriam vistos ao vivo. Em alguns casos, havia cinema e música de qualidade. Em outros, o forte era só a música.

Considero Woodstock o melhor momento desse tipo de documentário.

Woodstock não tem narrador em off, como tantos documentários. Alterna falas, locuções de palco e números musicais. Pode parecer cronológico, mas não é. Em sua narrativa, entendemos que, da tarde de uma sexta-feira à manhã de uma segunda, o festival começa, acontece e termina. A despeito desta certeza, os fatos gerados pela multidão, pelos artistas e pela natureza (o temporal que se abateu sobre o evento) estão misturados. Tudo é fragmentado. A montagem é uma aula permanente de cinema. Marco e influência no gênero, o documentário tem no uso da tela múltipla um grande trunfo. É o que lhe dá ritmo como espetáculo fílmico. É também o que permite uma tradução mágica da música que o festival ofereceu aos seus espectadores e legou ao futuro.

Martin Scorsese, ainda um jovem desconhecido, participou de Woodstock operando uma das câmeras. Em Elvis on Tour, esteve envolvido no trabalho de montagem. Mais tarde, realizou um dos grandes documentários de rock dos anos 1970: The Last Waltz.

Os irmãos Maysles sobrepuseram a violência de Altamont à música dos Rolling Stones no controvertido Gimme Shelter. Em The Concert for Bangladesh, é a música que se sobrepõe ao cinema. Mad Dogs & Englishmen e Elvis on Tour são belos registros de bastidores.

Nos anos 1980, o VHS levou os shows para dentro de casa. O acesso fácil banaliza as coisas. Hoje, temos esses filmes em nossos acervos. Mas nada se compara à emoção de tê-los visto na estreia.

Rock e cinema documental: meu top 6.

WOODSTOCK


				
					Rock e cinema documental, um subgênero do documentário

THE LAST WALTZ


				
					Rock e cinema documental, um subgênero do documentário

GIMME SHELTER


				
					Rock e cinema documental, um subgênero do documentário

ELVIS ON TOUR


				
					Rock e cinema documental, um subgênero do documentário

MAD DOGS & ENGLISHMEN


				
					Rock e cinema documental, um subgênero do documentário

THE CONCERT FOR BANGLADESH


				
					Rock e cinema documental, um subgênero do documentário

Imagem

Silvio Osias

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp