Paraibana é personagem em série documental de Bráulio Bessa

Produto do Globoplay estreia nesta quarta-feira (22). Produção tem cinco capítulo e conta a história de uma paraibana que largou tudo para morar na Bahia.

Bráulio Bessa conheceu história de Kalina Lopes por meio de um vídeo no Instagram. Foto: Kalina Lopes/Arquivo Pessoal

Estreou nesta quarta-feira (22), no Globoplay, a série documental “Poesia que Transforma”, uma produção, em cinco capítulos, que mostra o poeta popular Bráulio Bessa. O cearense percorre as cinco regiões do país indo ao encontro de pessoas que tiveram suas vidas impactadas por suas poesias, entre elas a de Kalina Lopes, paraibana que largou tudo e, pela poesia de Braulio, foi embora para Bahia.

Filha de seu Geraldo e dona Ozanete, Kalina é natural da cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa, e é a única mulher entre os cinco filhos do casal. “A mais velha e mais sonhadora”, destaca.

Morando na Paraíba, Kalina trabalhava em um call center. Por meio do seu supervisor, conheceu o livro “Poesia que Transforma”, de Bráulio Bessa. “Ele que me apresentou. E foi aquele ‘empurrão’ para eu arriscar algo novo na minha vida”, conta Kalina. Decidiu, então, recomeçar. Deixou a Paraíba e foi morar na Bahia.

Kalina Lopes no documentário com Bráulio Bessa
Kalina Lopes participou da série documental de Bráulio Bessa. Foto: Kalina Lopes/Divulgação.

“Sempre gostei da Bahia. Aos 15 anos viajei pela primeira vez para Salvador. E desde então me apaixonei por aquele lugar, me identifiquei muito com a cidade com a energia daquela terra”, ressalta.

Hoje Kalina é doceira. Vende brigadeiros no principal ponto turístico da cidade de Salvador, o Farol da Barra. Por meio do livro de Bráulio Bessa e nas inspirações que os poemas lhe deram, ela decidiu recomeçar. No documentário, além do recomeço, Kalina fala sobre a fé, que para ela vai muito além da igreja, enquanto instituição, e da religião em si.

“Participar do doc foi um presente de Deus em minha vida, sei que será um divisor de águas nesse momento da minha vida. Só quero ter saúde, e coragem pra continuar trabalhando muito”, desabafa.

Bráulio Bessa na série documental Poesia que Transforma
Bráulio Bessa na série documental Poesia que Transforma. Foto: Reprodução/Globoplay
Veja também  ‘Thor: Amor e Trovão’ entra em cartaz nos cinemas da Paraíba

Com a vida do autor também como pano de fundo para contar as experiências dos personagens, o documentário ainda traz depoimentos de sua família, como o da esposa, Camila Mendes, e conta a trajetória do poeta desde as suas raízes.

“Poesia que Transforma” é dividida em cinco episódios: raízes, amor, igualdade, fé e recomeço. Em cada um deles, três pessoas de 10 diferentes estados do país têm suas trajetórias revisitadas desde as origens até o momento em que seus caminhos se cruzam com os versos de Bráulio.

O documentário ainda navega por temas da atualidade, como racismo, homofobia, intolerância religiosa, desigualdade social, xenofobia e tantos outros assuntos que também atravessam a obra de Bráulio.

Idealizada por Duda Martins em parceria com Bráulio, a série documental tem direção de Duda e de Chico Walcacer, e roteiro é assinado por Douglas Vieira.