Banoffee: aprenda receita citada por Jade Picon no BBB22

Simples de reproduzir em casa, banoffe é uma receita inglesa que leva ingredientes de fácil acesso.

Aprenda como fazer receita de banoffe — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

A empresária e influenciadora Jade Picon entrou na casa do Big Brother Brasil 2022 nesta quinta-feira (20) e já deixou muita gente com vontade de comer banoffe, uma receita originalmente inglesa de torta de banana com base de biscoito.

A jovem de 20 anos sugeriu fazer a sobremesa, mas o ator Tiago Abravanel logo completou: “Isso aí só se for no VIP amor, na Xepa não vai rolar”.

Apesar disso, a receita tem ingredientes de fácil acesso e é simples de reproduzir em casa, para quem quer experimentar um pouco da culinária de Jade.

Confira como fazer receita de banoffe

Base

Ingredientes

  • 1 pacote e meio de biscoito Maria
  • 3 colheres de manteiga (com ou sem sal)

Modo de preparo

Triture o biscoito do liquidificar até formar uma farinha fina. Coloque em um bowl e misture com manteiga em temperatura ambiente. É ideal fazer essa mistura usando as mãos. Espalhe em uma forma com fundo removível e leve ao forno em temperatura 180 graus por cerca de 15 minutos (o forno não precisa estar pré-aquecido).

Recheio

Ingredientes

  • 480g de doce de leite de sua preferência (escolha um doce de leite mais firme ou substitua por duas latas de leite condensado cozido por 50 minutos na panela de pressão)
  • 4 bananas médias cortadas em rodelas

Modo de preparo

Coloque o doce de leite na geladeira por uma hora para que ele fique mais consistente.

Cobertura

Ingredientes

  • 2 claras
    10 colheres de sopa de açúcar refinado

Modo de preparo

Bata as claras em neve e depois acrescente o açúcar aos poucos.

Montagem

Retire a massa do forno e, assim que esfriar, comece a montagem. Espalhe o doce de leite com uma colher untada com manteiga, coloque a banana cortada em rodelas e cubra com as claras em neve batidas com açúcar.

Você pode usar um maçarico para dourar o merengue (claras e açúcar) ou levar ao forno até dourar. Depois disso, deixe esfriar e leve à geladeira até que a torta fique consistente. Sirva gelada!