Manual do Parque do Povo: o que fazer e o que evitar no Maior São João do Mundo

Jornal da Paraíba preparou um Manual do PP cheio de dicas de como aproveitar bem a festa.

Parque do Povo, onde é realizado o São João de Campina Grande — Foto: Emanuel Tadeu/Arquivo pessoal

O São João de Campina Grande tem início oficialmente nesta sexta-feira (10) e o Parque do Povo, local onde os principais shows acontecem, deve reunir milhares de pessoas. Pensando nisso, para que o forrozeiro tenha uma boa festa, do início ao fim, o Jornal da Paraíba preparou um Manual do PP, cheio de dicas. Confira:

>>> Veja o que fazer em Campina Grande no Guia Qual é a Boa

1- Chegue cedo

A sexta-feira (10) de abertura, no Parque do Povo, deve estar bastante lotada. Por isso, para evitar enfrentar as filas quilométricas que se formam nas várias entradas do local da festa, é importante sair de casa cedo. Até o horário dos shows, vale a pena conhecer as atrações das Vilas lá montadas e até curtir um forrózinho da Pirâmide, ou das chamadas palhoças, para esquentar.

Manual do Parque do Povo: o que fazer e o que evitar no Maior São João do Mundo
Vila Nova da Rainha no Parque do Povo — Foto: Demétrio Costa e Emanuel Tadeu/Top Midia Comunicação

2- Fique próximo aos amigos/familiares

Como se trata de um grande evento, aos moldes até de um festival, é possível que você acabe se separando das pessoas com quem foi e tenha dificuldade para reencontrá-las. Mesmo não sendo tão grande, pela quantidade de pessoas reunidas, o trajeto pode ficar complicado.

3- Conheça o mapa do evento

Assim como em qualquer evento em local fechado, é muito importante conhecer as saídas de emergência, bem como os prontos de atendimento, o local de achados e perdidos e os banheiros.

O layout oficial do São João 2022 de Campina Grande foi divulgado pela empresa organizadora da festa nesta sexta-feira (27). A estruturação do espaço para shows possui mudanças em comparação com a última da festa antes da pandemia, no ano de 2019. Conforme as imagens divulgadas, o palco principal deve ficar centralizado. Os espaços nas laterais dele e também na parte da frente, no lado direito, serão destinados ao camarote, com entrada paga. Já o ambiente na frente do palco, no lado direito e todo o resto até a pirâmide do Parque do Povo, serão destinados para o público com entrada gratuita. Nas laterais da arena de shows, também vão ser instalados camarotes. Mas nesse caso, eles não ficam no térreo, mas em andares superiores. Entre o palco e o espaço para o público, fica o ambiente destinado para a cobertura da imprensa e também da segurança do evento. Já do outro lado do Parque do Povo, estão a cidade cenográfica – com a réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição -, espaço pra crianças, as palhoças para as apresentações dos trios de forró e as barracas e restaurantes para alimentação.
São João 2022 de Campina Grande tem layout divulgado; veja detalhes. Foto: Medow

4- Sem “dress code”

Estamos vivendo uma festa junina, mas o Parque do Povo parece um desfile de moda. Então, vale usar bota, mas também ousar no look que tenha a ver com a sua personalidade.

5- Se hidrate

Apesar do frio, é muito importante se manter hidratado, principalmente, aos que consomem bebidas alcoólicas. A maioria dos ambulantes espalhados pelo local da festa também vendem água.

6- Visite tudo

Além do palco Genival Lacerda, vale conhecer também os outros palcos e polos culturais do Parque do Povo, como o palco cultural Biliu de Campina. Também vale pesquisar a programação dos festivais de quadrilhas para acompanhar suas apresentações na Pirâmide.

Mp diz que São João de CG deve cobrar passaporte da vacina músicas mais tocadas são joão
São João de Campina Grande. Foto: Emanuel Tadeu

7- Repare na alimentação

O Parque do Povo é cheio de opções de comidas gostosas. Mas, vale o cuidado de sempre verificar se o alimento a ser consumido é fresco/feito “na hora” e se as bebidas estão lacradas.

8- Cuidado nas bebidas

Dê preferência a bebidas comercializadas em frascos fechados. Além da higiene, você garante que nenhuma outra substância seja colocada dentro do que você vai beber. Também vale o cuidado ao experimentar bebidas de copos de outras pessoas, afinal, ainda estamos na pandemia de Covid-19.

Manual do Parque do Povo: o que fazer e o que evitar no Maior São João do Mundo
São João de Campina Grande em 2018/ Foto: Emanuel Tadeu

9- Sem estresse

O Parque do Povo é um lugar de festa, o que não combina com brigas ou estresse. Em um local com muita gente, é normal que acabemos pisando no pé ou até esbarrando em alguém, mas, é só se desculpar e se foi com você, é só perdoar, afinal, isso acontece.

10- Compartilhe o São João

Uma das melhores formas de se eternizar memórias é por meio de fotos e vídeos. Por isso, não esqueça de registrar os momentos e usar as hashtags #PartiuPP e #PPHoje. O cenário tem muitas opções: a pirâmide, a fogueira, roda gigante, as vilas e muito mais.

11- Não é não

Essa dica todo mundo já sabe, mas não custa reforçar: não é não. Assédio e importunação sexual são crimes e podem ser denunciados em qualquer um dos postos policiais espalhados no local da festa.

12- Volta segura

Se beber, não dirija. Na volta para casa, é importante buscar locais seguros para solicitar transportes por aplicativo, além de verificar se os táxis são registrados. Os táxis regularizados possuem a placa vermelha.