Secretaria de Saúde da Paraíba reafirma prazo de 150 dias para dose de reforço contra Covid-19

Documento foi publicado no dia em que a Prefeitura de João Pessoa reduz para 120 dias o intervalo, numa medida que estaria contrariando definições do Ministério da Saúde.

Frasco da vacina contra Covid-19 – Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde do Governo da Paraíba emitiu uma nota técnica nesta sexta-feira (10) reforçando que a dose de reforço contra a Covid-19 tem que ser dada com um intervalo de 150 dias, preferencialmente com dose da marca Pfizer, que é produzida a partir da plataforma de RNA mensageiro.

A nota não cita nominalmente a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), mas ela é publicada no dia em que a gestão municipal começa a realizar a dose de reforço em pessoas que finalizaram o esquema vacinal há 120 dias, diminuindo em um mês o intervalo.

No mesmo documento, a SES indica que as recomendações “devem ser seguidas por todos os municípios do estado” e destaca que é responsabilidade dos gestores municipais “o cumprimento das normativas nacionais”.

Isso porque, ainda de acordo com a nota, todas as orientações são regidas pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, a quem deve as definições das aplicações para todo o território nacional.

Decisão de gestão

De acordo com o chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino, a decisão de reduzir o intervalo de tempo é uma “decisão de gestão”, tomada em conjunto pelo prefeito Cícero Lucena e pelo secretário de Saúde Fábio Rocha.

Ele explica que a redução acontece levando em consideração que, por exemplo, a cidade registra muita circulação de turistas no mês de janeiro, de forma que achou-se necessário dar celeridade ao avanço da imunização.

As festas de fim de ano, de acordo com o gestor, também contribuíram com a decisão, principalmente levando em consideração a chegada da Ômicron, a nova variante da Covid-19.

Por fim, ele frisou a preocupação da Secretaria de não perder doses, visto que todas as doses têm que ser aplicadas em até 30 dias depois de chegar à Secretaria.