Médico infectologista dá dicas de como evitar chikungunya e outras arboviroses

Primeira morte por arbovirose na Paraíba neste ano é de uma jovem de 15 anos com chikungunya, confirma a SES.

Foto: Divulgação/NIAID

A Paraíba registrou um aumento de 102,51% de casos prováveis de dengue, chikungunya e zika em um mês, segundo Boletim Epidemiológico (BE) das Arboviroses nº 5, equivalente até 30 de abril, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além disso, também foi confirmada a primeira morte por arbovírus do ano de 2022. A vítima é uma jovem de 15 anos, residente de Queimadas, no agreste do estado. Outros 5 casos também estão sendo investigados.

Diante do aumento de casos, o médico infectologista Fernando Chagas diz que a morte da jovem “nos deixa muito tristes e também alarmados, embora seja um evento raro, pessoas com doenças autoimunes, doenças no coração, doenças nos rins, pessoas nos extremos das idades, sofrem o risco de uma gravidade da chikungunya e também da dengue e outras doenças virais”.

Como prevenir chikungunya e outras arboviroses?

Fernando Chagas explica que a primeira coisa a se fazer é evitar o vetor, ou seja, o mosquito responsável pela transmissão, que é o Aedes aegypti. Como podemos fazer isso? Combatendo o mosquito dentro de casa e no ambiente ao redor da casa, como no quintal, etc. “O mosquito voa até 200m de distância, então o mosquito que vai te causar a doença é o que tá ali no seu ambiente”, explica o especialista.

O mosquito põe ovos em água que duram de 7 a 10 dias para amadurecer, então se uma vez por semana você fizer a limpeza em casa e ao redor, já é o suficiente para evitar que o mosquito se prolifere perto de você.

O infectologista chama atenção para as calhas das telhas. “Muitas vezes as folhas bloqueiam que a água escorra pelas calhas. Então tire as folhas e o que tiver obstruindo as calhas”, explica. Outra dica é olhar atrás da geladeira, “às vezes fica água quando o gelo derrete. Lembre de tirar as tampas de garrafa, copos descartáveis e quaisquer objetos que possam permanecer com água parada por um tempo, basta trocar a cada uma semana”.

Gestantes devem ter atenção em dobro

Uma grande preocupação de grávidas, especialmente no começo da gestação, é contrair o Zika vírus, responsável por causar microcefalia em bebês. Nesses casos, o médico especialista recomenda a utilização de repelente.

“Principalmente a base de icaridina, uma substância boa contra o mosquito”. O ideal é usar o repelente no início da manhã e no final da tarde, que são os momentos onde a fêmea (já que é a fêmea que pica) sai pra procurar sangue.

Outra sugestão é colocar telas nas portas e janelas. “Sempre no início da manhã e no final da tarde, quando a temperatura cai, você deve fechar as janelas e portas”, alerta Fernando Chagas.

Os sintomas mais comuns das arboviroses são:

  • Fadiga
  • Dor de cabeça persistente
  • Dores articulares
  • Dor por trás dos olhos
  • Manchas vermelha pelo corpo
  • Febre

Em caso de agravamento dos sintomas, a atenção básica de saúde deve ser consultada.