Número de casos de Covid-19 notificados na Paraíba dobram em uma semana, aponta estudo da UFCG

Segundo pesquisa, dados indicam início de quarta onda da doença no estado.

Testagem de Covid-19 – Foto: Secom-JP

O número de casos notificados de Covid-19 na cidade de Campina Grande e em todo o estado da Paraíba dobrou em uma semana, segundo dados da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O levantamento aponta para indícios de uma quarta onda da doença no estado.

Segundo a pesquisa, feita pelo professor Josenildo Brito, Campina Grande apresentou um aumento de 121,28% na quantidade de notificações de casos de Covid-19 nos últimos sete dias, passando de 282 para 624.

Já na Paraíba, os casos notificados da doença passaram de 2.448 para 4.902 em uma semana, o que representa um aumento de 100,25%, conforme os dados.

Em relação ao número de mortes por Covid-19, a pesquisa aponta que também houve crescimento. Entre os dias 11 e 18 de junho, a Paraíba registrou apenas uma morte, enquanto na semana passada, chegou a registrar 18 mortes provocadas pela doença.

Ainda de acordo com a pesquisa, os números podem indicar uma quarta onda de Covid-19 na Paraíba. Além da movimentação da curva de contágio, a liberação do uso de máscara e as festas de São João podem ter contribuído para o retorno dos casos da doença, segundo o levantamento.

A pesquisa é feita pela Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCG. O grau de assertividade tem sido de 100% nos últimos boletins divulgados.