Relatório do TCE aponta mortos, menores de idade e vacinação em duplicidade na Paraíba

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Relatório do TCE aponta mortos, menores de idade e vacinação em duplicidade na Paraíba
Foto: Dayse Euzébio/secom-JP

Novo relatório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), obtido pelo Conversa Política, revela um rosário de irregularidades ou inconsistências que teriam ocorrido na vacinação da população contra a Covid-19 ao longo deste ano, no estado. Ao todo são 134.338 novas irregularidades, como pessoas mortas e menores de idade que teriam sido imunizadas, vacinação sem CPF e em duplicidade, dentre outras.

Os dados foram obtidos pelo TCE-PB, junto à Secretaria do Estado da Saúde, e se referem à vacinação contra a Covid-19 no período de 17 de janeiro a 26 de maio, deste ano. O detalhe é que essas irregularidades encontradas não contemplam as detectadas em relatórios anteriores, ou seja, o total global é muito maior.

Conforme o novo relatório do TCE, pelo menos 26 menores de idade já teria tomado a vacina na Paraíba, o que ainda não foi autorizado pelo Plano Nacional de Imunização. Outra irregularidade que chama atenção são novos quatro mortos na lista de vacinados.

O cruzamento de dados realizado pelo TCE-PB com as informações fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde também aponta que 10.688 pessoas foram vacinadas fora dos grupos etários.

Domicílio

O maior volume de irregularidade encontradas pelo TCE, no entanto, diz respeito a pessoas que teriam tomado a vacina contra a Covid-19 em domicílio divergente do seu. Nesse recorte, 63.097 teria feito isso para garantir a sua imunização.

Também foi constatado que 29.406 pessoas tomaram a vacina com intervalo incorreto entre doses, 6.536 constam no registro sem CPF e 2.779 que teriam tomaram a segunda dose da vacina diferente da primeira, o que não garante a imunização.

Relatório do TCE aponta mortos, menores de idade e vacinação em duplicidade na Paraíba

O relatório toma por base diversas fontes de dados oficiais como o Ministério da Saúde, Portal da Transparência do Governo Federal, Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), SAGRES/TCE-PB, Sistema Tramita/TCE-PB e Portal do Governo Estadual da Paraíba. Ele deve ser divulgado oficialmente na próxima sexta-feira (18).