Mulher dá luz à 9 crianças. Como isso é possível?

A newborn baby

Mulher dá luz à 9 crianças. Como isso é possível?

Até quíntuplos dá para acreditar, mas um parto de 9 bebês? É um fato surpreendente!

Essa foi a notícia que surpreendeu o mundo nas últimas semanas e o caso foi parar no livro dos recordes, pois todas as 9 crianças nasceram vivas e passam bem. (Confira a matéria no G1)

Mas esse não é o primeiro caso de nônuplos no mundo. Nos últimos 50 anos, existem dois casos registrados

  • 1971- Austrália: O primeiro caso foi de ema mulher de 26 anos. Sete das crianças sobreviveram ao parto, mas infelizmente vieram à óbito no decorrer de uma semana.
  • 1999 – Malásia: Uma mulher deu luz à 9 bebês, mas todos morreram nas horas seguintes.

Se uma gestação gemelar já inspira cuidados especiais para a mãe e para os bebês, imagina 9! Quanto mais fetos tem dentro de uma barriga, mais existem riscos associados a esse pré-natal.

Em um pré-natal de um feto único já é comum acontecer algumas intercorrências, como: pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, malformação fetal e prematuridade; numa gestação múltipla essas complicações são quase certas. Complicações no útero da mulher, como a histerectomia pós-parto (retirada do útero), é uma possibilidade nesses casos.

Fetos prematuros e de baixo peso são mais susceptíveis a morte neonatal (dias após o nascimento), paralisia cerebral e complicações neonatais relacionadas à própria prematuridade.

Mas afinal, é possível uma gestação de 9 bebês?

Apesar de extremamente raro, sim, é possível.

De uma forma espontânea, ou seja, sem a ajuda de fertilização in vitro, a gestação múltipla pode acontecer por alguns mecanismos, um deles é pela ovulação de vários óvulos que fecundam e ocorre divisão celular.