PAPO ÍNTIMO
Câncer de mama ultrapassa o de pulmão em número de casos no mundo
Publicado em 29/03/2021 às 10:04 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:31
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pela primeira vez, o câncer de mama ultrapassou o de pulmão em 2020, tornando-se assim o mais prevalente.
Este foi o assunto que debatemos no Papo Íntimo da última sexta (26) e quem esteve participando conosco foi a Dra Joana Marisa Barros, mastologista que criou o protocolo “Rastreamento Mamográfico”, o qual defende a necessidade do diagnóstico do câncer de mama a partir dos 40 anos, e que todos os profissionais da atenção básica precisam fazer a solicitação da mamografia em todas as mulheres a partir dessa idade.
Esse protocolo fala da implantação de um Setor de Referência em Mastologia no Hospital Municipal Santa Isabel, em João Pessoa-PB, para ampliação da cobertura de exames de mamografia, ultrassonografia mamária e biópsias para o diagnóstico precoce do câncer da mama.
Segundo a Dra Joana, “a construção desta rede de proteção em torno da população feminina é extremamente necessária, e vital”. Ela tem toda razão, pois, segundo os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, em 2020 foram registrados mais de 2 milhões de casos no mundo. Não há dúvidas que o diagnóstico precoce é o melhor caminho e, para isso, é preciso a conscientização da mulher sobre a necessidade de procurar os serviços de saúde e realizarem sua mamografia anual a partir dos 40 anos.
O diagnóstico precoce salva vidas!
Clique aqui e assista na íntegra o Papo Íntimo da última sexta-feira (26)!
Comentários