PAPO ÍNTIMO
Por que minha vagina está seca?
O ressecamento vaginal é um assunto que representa a queixa de muitas mulheres nas diversas fases da vida.
Publicado em 30/06/2021 às 12:11 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:28
O ressecamento vaginal é um assunto que representa a queixa de muitas mulheres nas diversas fases da vida.
É comum se pensar que só quem tem vagina seca é a mulher idosa, mas não é verdade. A mulher no período do puerpério tem vagina seca e aquelas que fazem uso de anticoncepcional oral (pílula) ou injeção, também se queixam de ressecamento.
As causas do ressecamento vaginal estão ligadas à produção de um hormônio fundamental para a lubrificação vaginal e também para a hidratação da pele da mulher. Estou falando do “estrogênio”, que além de ter essa função, também é o responsável pela menstruação e manutenção da fase reprodutiva da mulher, que vai da primeira menstruação (menarca), até a última menstruação (menopausa).
A vagina tem inúmeras glândulas que permitem a lubrificação. O hormônio estrogênio estimula as glândulas e produz a dilatação dos vasos. A diminuição ou ausência do estrogênio leva ao ressecamento vaginal.
Esse problema tem solução? Sim!
O pós-parto e amamentação, que são fases finitas, ao retornar às condições normais, a mulher volta de forma fisiológica a lubrificar, porém durante essas fases, medidas como o uso de hidratantes vaginais são bem indicadas.
Já no climatério, menopausa e pós-menopausa, a reposição estrogênica é uma excelente indicação e solução para a lubrificação vaginal.
Como essas fases da vida da mulher perdura até o final de sua vida, outras medidas são relevantes:
- Tríade da boa saúde: atividade física, alimentação saudável e sono de qualidade;
- Investimento na sua sexualidade
- Mudanças de crenças sobre terapia hormonal;
Essas medidas não apenas vão lhe deixar com a vagina hidratada, mas também com autoestima e autoconfiança.
Comentários