Primeiro lote de vacina contra a dengue vai chegar à Paraíba nos próximos dias, indica Ministério da Saúde

Estado está entre os dez que vão receber doses da vacina nesta primeira fase da imunização.

Frascos da vacina Qdenga (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

A Paraíba vai receber nos próximos dias o primeiro lote de vacinas contra a dengue, que vai servir para imunizar crianças de 10 e 11 anos de idade. O Ministério da Saúde já iniciou a distribuição dos lotes pelos estados, mas a logística deve durar alguns dias. E, em meio a isso, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) informou que já recebeu a sinalização sobre o recebimento das doses, mas que o dia exato ainda não foi oficializado.

+ Saiba tudo sobre a Qdenga, a vacina da dengue oferecida pelo SUS

De toda forma, a expectativa é que a imunização seja iniciada tão logo as doses cheguem à Paraíba. Inicialmente, 10 estados foram selecionados como prioritários e vão receber essas doses iniciais. Os outros estados são Maranhão, São Paulo, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul. O lote inicial tem 712 mil doses, que vão ser distribuídas entre 315 municípios.

Os municípios paraibanos de João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado estão inclusos na primeira etapa de imunização contra a dengue, mas ainda não se sabe se vai chegar dose para todas elas nesse primeiro lote.

O público alvo da vacinação é de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Mas devido ao baixo número de doses já disponibilizadas, a imunização começa pelas crianças de 10 e 11 anos. Ela, no entanto, vai avançar de forma progressiva assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.

O público-alvo foi definido entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O início da vacinação por essa faixa etária mais reduzida é uma estratégia que permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento.