O problema no coração da mãe de Juliette é mais comum do que se imagina e atinge 30% da população

Reencontro de Juliette com a Mãe – Imagem: Lord Bull Filmes

Durante sua estadia na casa do BBB 21, Juliette falou do problema no coração de sua mãe, inclusive da necessidade de cirurgia e que parte do prêmio de um milhão e meio de reais, seria para custear o tratamento.  Vamos entender o problema no coração na mãe de Juliette?

Juliette e sua Mãe
Fonte Redes Sociais Juliette

Circulação sanguínea fetal

Na nossa vida dentro do útero, o corpo possui algumas adaptações para que possamos viver num ambiente líquido.  Nossos pulmões ainda em formação não recebem oxigênio do ar, todo gás vem da nossa mãe através da placenta. O sangue corta caminho, já que ele não precisa passar pelos pulmões. Ele utiliza alguns atalhos e atravessa do lado direito para o esquerdo do coração sem muita restrição. O forame oval é uma desses caminhos.

forame oval patente: defeito no coração da mãe de Juliette
Defeito cardíaco

Depois do nosso nascimento, os pulmões passam a funcionar normalmente e o oxigênio chega ao nosso sangue através do ar que respiramos. Aí todos aqueles atalhos precisam ser fechados e isso acontece nas primeiras horas depois do nascimento.

Entretanto, em cerca de 30% das pessoas não ocorre o fechamento do forame oval e a gente chama esse problema de forame oval patente. Na grande maioria das pessoas isso não gera problema nenhum, mas em até 18% das pessoas que tem essa condição, pode continuar a haver fluxo entre os lados direito e esquerdo do coração, o que não é bom .

Esse fluxo pode levar a formação de trombos e esses coágulos de alojam nas mais diversas partes do corpo, geralmente nos pulmões.

Acredita-se que muitos AVC (acidentes vasculares encefálicos) sem causa aparente podem ter origem nesse tipo de embolia.  Foi assim no caso de dona Fátima Freire.

O problema não gera sintomas algum. Nem no exame clínico o médico consegue ouvir sopros. 

Assim, o diagnóstico definitivo é feito através do ecocardiograma. Nele o médico consegue identificar a falha, inclusive consegue ver se há passagem de sangue de um lado para o outro através da injeção de microbolhas de ar.

A cirurgia é indicada em poucos casos.Ela pode ser feita de forma tradicional, com a abertura do peito .

Problema no coração na mãe de Juliette é tratado sem cortes

Na maioria dos casos o procedimento pode ser feito de forma minimamente invasiva.

Para tanto, guiado por aparelho de Rx e Ecocardiograma, nós levamos até o defeito um oclusor que se parece com um guarda-chuva. O amplatz é aberto fechando o defeito que comunica o lado esquerdo com o direito do coração.

A CONITEC (comissão de incorporação de tecnologia ao SUS), um órgão do Ministério da Saúde, em sua 67a reunião ordinária, no dia 13 de junho de 2018, recomendou a incorporação no SUS de procedimento, no entanto, em poucos hospitais públicos do país essa tecnologia é disponível.

O problema no coração da mãe de Juliette é mais comum do que se imagina e atinge 30% da população