Tiques nervosos podem surgir com o TikTok

ansiedade, preocupação, expectativa

Tiques nervosos podem surgir com o TikTok principalmente entre adolescentes.

Isso me dá um tic tic nervoso.. tic.. tic nervoso… Longe de ser engraçado os tiques nervosos são fonte de estresse, constrangimento e embaraço social e são mais comuns em meninos na faixa etária pediátrica.

Conhecidos também com cacoetes, muitas vezes ligados à ansiedade, os tiques  podem acometer até cerca de 2% das crianças e adolescentes no Brasil. Por sorte, a maioria vai se livrar do problema de forma espontânea em pouco tempo, mas numa parcela dessas pessoas os sintomas podem ser persistentes gerando obstáculos na vida pessoal e profissional.

o que é o tique?

O tique nervoso é um movimento súbito, rápido, geralmente sem propósito e repetitivo. Eles podem envolver os músculos da voz  (tiques vocais).

Quando os sintomas que se iniciaram na infância duram mais de um ano a gente pode chamar de Síndrome de Tourette.

Em 80% dos casos, os tiques motores são a manifestação inicial da síndrome. Eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair os músculos da barriga ou outros grupos musculares. Eles podem ainda ser mais complexos, como bater em objetos ou fazer movimentos mais elaborados.

Esse é um distúrbio neuropsiquiátrico que tem um diagnóstico eminentemente clínico e para o qual existe tratamento.

Muitos pacientes tentam controlar os sintomas de forma espontânea, o que  podem causar desconforto em meios sociais, a síndrome também pode provocar sentimentos de medo de estar em lugares com outros pessoas e ansiedade.

Alguns pais não entendem o problema e tentam reprimir os sintomas muitas vezes de forma enérgica, até com violência, o que pode piorar muito.

Paraíba tem data de conscientização sobre Tourette.

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (26) uma lei que institui o dia de consciência da Síndrome de Tourette, na Paraíba.

A instituição do Dia de Conscientização Sobre a Síndrome de Tourette tem como objetivos esclarecer à comunidade as causas da síndrome, informar os tratamentos adequados, esclarecer sobre a necessidade de apoio familiar e da comunidade aos pacientes e promover campanhas educativas.

Tiques nervosos podem surgir com o TikTok: médicos tem descrito doenças relacionadas ao uso do TikTok.

Uma delas é um tique nervoso bem parecido com a Síndrome de Tourette.

Geralmente os adolescentes começam a ver alguém que tenha um tique nervoso no TikTok e começam a repetir isso porque está estressado. A incidência de tiques entre adolescente têm aumentado, principalmente entre as meninas.

Diferente da sídrome de Tourette que começa na infância e atinge mais meninos, esses transtornos ligados às redes sociais são mais comuns entre meninas e começam na adolescência.

O tratamento é feito dependendo da intensidade dos sintomas.

Os casos leves geralmente necessitam de observação e algumas vezes medicações específicas.

Acompanhamento psicológico ajuda  o paciente a administrar seus sintomas e reduzir a frequência dos sintomas.

Os medicamentos são indicados ​​para reduzir o número de tiques e ajudar em outros fatores como estresse ou hiperatividade e, assim, melhorar a vida diária da pessoa.

Nos casos mais graves é possível utilizar toxina botulínica ou mesmo cirurgia para os casos refratários.

 o neurologista especialista em movimentos é o profissional certo para procurar para tratar os casos da síndrome.