Vacinação contra Covid-19 para crianças e grupos prioritários passa a ser anual a partir de 2024

Anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (31), e o imunizante contra a Covid-19 foi incluído no Programa Nacional de Imunização (PNI).

Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

A vacinação contra a Covid-19 será incluída no calendário anual de vacinação, com prioridade para crianças e grupos vulneráveis a partir de 2024. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (31), e o imunizante passa a estar incluído no Programa Nacional de Imunização (PNI). A inclusão já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI).

A partir do próximo ano, a imunização contra a doença será incluída no Calendário Nacional de Vacinação e priorizará crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da Covid. Compõem o grupo:

  • idosos
  • imunocomprometidos
  • gestantes e puérperas
  • trabalhadores da saúde
  • pessoas com comorbidades
  • indígenas, ribeirinhos e quilombolas
  • pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
  • pessoas com deficiência permanente
  • pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua

Assim, as vacinas contra a Covid serão obrigatórias no calendário das crianças, entre 6 meses e menores de 5 anos. E a gente passa a incorporar para grupos prioritários a vacinação anual”, afirmou Ethel Maciel, secretária de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde.

Nesta primeira semana de novembro, o Ministério da Saúde pretende lançar uma nova campanha publicitária na TV aberta, nas redes sociais e em locais de grande circulação de pessoas em todo país, para reforçar a importância da testagem, da vacinação e do tratamento contra a doença.

Segundo o Ministério, o Brasil segue a tendência observada no mundo inteiro, registrando oscilação no número de casos de Covid-19. Então Ethel Maciel reforça que a Covid-19 é uma doença capaz de ser prevenida com a vacina. “A Covid-19 é uma doença de constante monitoramento, requer atenção e por isso temos fortalecido as ações de prevenção por meio do Movimento Nacional da Vacinação”, explicou.

O Ministério da Saúde destaca que os imunizantes contra a Covid-19 estão disponíveis de forma gratuita através Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos 6 meses de vida.  E orienta que pessoas maiores de 18 anos que já tomaram ao menos duas doses da vacina, devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente.

As pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal ou estão com alguma dose de reforço em atraso podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde.

Com informações G1