TECNOLOGIA
5G: agendamento para instalação da nova parabólica digital já está disponível em João Pessoa
Chegada do 5G na capital paraibana forçará a mudança de pouco mais de 1,5 mil novos aparelhos para usuários de antenas parabólicas tradicionais.
Publicado em 25/07/2022 às 18:05 | Atualizado em 04/08/2022 às 11:05
A ‘Siga Antenado’, entidade criada por Claro, TIM e Vivo (empresas vencedoras da licitação do 5G no Brasil), anunciou que já iniciou o agendamento e a instalação da nova parabólica digital em João Pessoa, a primeira cidade na Paraíba a começar a operar a nova tecnologia.
De acordo com o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, em entrevista ao Jornal O Globo, a operação da nova tecnologia na capital paraibana começará a acontecer já nesta sexta-feira (29).
>> Por que trocar parabólicas com a chegada do 5G à Paraíba?
A chegada do 5G na capital paraibana vai a mudança de pouco mais de 1,5 mil novos aparelhos para usuários de antenas parabólicas tradicionais. Em toda a Paraíba, cerca de 537.595 domicílios vão ter que trocar a parabólica por equipamentos de TV digital para continuarem assistindo a TV aberta quando o 5G chegar ao estado.
O público que fizer o uso das antenas parabólicas tradicionais e for beneficiário de algum auxílio do Governo Federal terá o direito de receber os kits com novos aparelhos de TV Digital. Para isso, será necessário o agendamento, via telefone, através do número 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.
A mudança de parabólicas tradicionais para novos aparelhos digitais ocorre com o intuito de evitar a interferência nos canais abertos de televisão, já que o 5G se utilizará da frequência 3.5 GHz, a mesma que a TV era transmitida pelas parabólicas.
O sinal de TV vai migrar para a frequência ‘Banda Ku’, e os novos aparelhos serão compatíveis para receber a transmissão.
Vantagens dos novos aparelhos
Com a antena parabólica digital, a qualidade de imagem e som dos canais abertos será superior ao que era encontrado na antena tradicional. Os aparelhos também terão tecnologia superior e a programação das redes de televisão continuarão de graça.
“É fundamental a participação e a mobilização da população para a agilidade do processo de migração, com a distribuição e a instalação dos equipamentos. A Siga Antenado trabalha para que os benefícios da nova tecnologia da parabólica de TV aberta cheguem o mais rápido possível na casa desses brasileiros”, explica Leandro Guerra, CEO da 'Siga Antenado'.
Comentários