Após ativação do 5G, confira se seu bairro vai receber a tecnologia

A rede promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos, redução do tempo de resposta entre diferentes dispositivos e conexões mais estáveis.

João Pessoa passa a ter a tecnologia 5G a partir desta sexta-feira (29). As empresas responsáveis pelo novo serviço, Claro, TIM e Vivo, disseram que já estão preparadas para oferecer o 5G da mais alta qualidade.

>> 5G: veja lista de celulares que suportam a tecnologia

A tecnologia promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos, redução do tempo de resposta entre diferentes dispositivos e conexões mais estáveis.

Em quais bairros o 5G será disponibilizado dentro de João Pessoa?

Claro

Aeroclube
Manaíra
Tambaú
Jardim Oceania
Altiplano
Cabo Branco
Brisamar
Bairro dos Estados
Miramar

A previsão é de que nos próximos meses a Claro já expanda sua cobertura 5G em localidades como Oitizeiro, João Paulo II, Cristo Redentor, Jardim Cidade Universitária, Ernesto Geisel, Planalto Boa Esperança, Jaguaribe, Castelo Branco e Centro.

“Gradualmente essa cobertura vai crescendo na cidade e vamos ter outros bairros previstos, nos próximos meses”, disse André Peixoto, diretor regional Nordeste da Claro.

TIM

Manaíra
Altiplano
Cabo Branco
Bessa
Brisamar
Centro
Ipês
Cidade Universitária
Jardim Luna
Jardim Oceania
Jardim Treze de Maio
Tambauzinho
Torre

Marco Di Constanzo, diretor de desenvolvimento de redes da TIM Brasil, disse em conversa com o g1 que conforme a liberação de outros espectros radioelétricos ocorrerem, por parte da Anatel, a empresa vai abranger mais territórios.

‘’Para o lançamento do 5G, claro, precisamos de uma rede implantada, mas também precisamos de uma aprovação de uma liberação do uso comercial do espaço espectro radioelétrico, outorgado no edital do 5G no ano passado. Essa autorização é outorgada pelo Gaispi, um ente da Anatel, porque deve compatibilizar a coexistência desse sistema 5G com outro sistema que utiliza a tecnologia via satélite. Então, mais que uma vontade da TIM, que é grande, precisamos respeitar esse calendário de liberação do espectro radioelétrico para o uso comercial’’, ressaltou.

Vivo

A operadora não informou quantos bairros bairros em João Pessoa receberão a tecnologia, a partir desta sexta-feira, mas no site consta um mapa com os locais onde o sinal chega na cidade:

Mapa de locais em João Pessoa onde o sinal 5G da Vivo funciona em João Pessoa
Mapa de locais em João Pessoa onde o sinal 5G da Vivo funciona em João Pessoa. Foto: Vivo/Reprodução

A empresa disse que está pronta para ativar o sinal nas capitais, caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências.