Campina Grande é citada como oásis de tecnologia por revista americana

Revista norte-americana destaca a cidade de Campina Grande como sendo um oásis de oportunidades e empregos ligados a empresas de tecnologia.

Maurício Melo

A revista norte-americana Newsweek destacou a cidade de Campina Grande como sendo um oásis de oportunidades e empregos ligados a empresas de tecnologia. Segundo a revista, que publicou notícia em 2001* e fez novos comentários desde então, como em 2004, quando Campina Grande é citada como "o vale do silício do Brasil, a cidade mostra um padrão de indústria tecnológica do país.

Leia a matéria original na íntegra (em inglês)

"Meio século atrás, comerciantes compraram as primeiras máquinas de tratar algodão e montaram um centro de indústria têxtil. Hoje, o lugar abriga 50 firmas que produzem de tudo em relação a softwares. A chave para isto é a Universidade Federal da Paraíba, que, em 1967 comprou um computador IBM por 500 mil dólares e criou uma tradição computacional que forma estudantes por toda a América Latina."

A reportagem ainda cita a criação do Parque Tecnológico, em 84, como sendo responsável por transformar 60 empresas de tecnologia de fazendas de camarão em portais da Internet. O texto cita ainda algumas empresas e produtos criados na cidade, como um programa que rastreia traficantes de droga.

Segundo a Newsweek, as contas de tecnologia chegam a ser 20% da economia da cidade, que é de cerca de 650 milhões de dólares por ano e que isso explica o porquê de os rendimentos locais chegam à média de 2,5 mil dólares por ano, o dobro da média do Nordeste. "Tecnologia, mesmo no meio do nada, paga bem".

* Por um erro na apuração da notícia, a data em que a matéria original foi publicada na revista Newsweek foi omitida. O Paraíba1, portanto, já corrigiu esta falha.